Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

VULCÕES E POSSÍVEIS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

08/02/2012 às 17:23
por Ruibran dos Reis

Os vulcões sempre causaram tragédias no mundo, como o vulcão Tambora, que entrou em erupção entre os dias 5 e 10 de abril de 1815, causando a morte de mais de 71 mil pessoas. O Monte Tambora está localizado na  ilha de Sumbawa, e a explosão foi ouvida na Ilha de Samatra, que fica a mais de 2000 km de distância. As cinzas chegaram mais de 40 km de altura e escureceram o céu durante 3 dias num raio de 500 km.

O ano de 1816 ficou conhecido como o “Ano Sem Verão” no Hemisfério Norte, pois as cinzas do vulcão se espalharam na estratosfera e impediu que a radiação solar chegasse atá a superfície. A agriculutura da região foi prejudicada, não sendo possível produzir o sustento  para população, e a fome origiou milhares de mortes.

Em 1991, o vulcão Pinatubo que estava adormecido há mais de 500 anos, entrou em erupção. O vulcão está localizada na ilha Luzon, nas Filipinas. Assim como o Tambora,o Pinatubo também lançou milhões de toneladas de poeiras e gases para a atmosfera. Devido ao as gotículas de ácido sulfúrico, que refletem os raios solares, a temperatura da atmosféra da Terra caiu 0,5 graus em 1992, quando era esperado um ano quente em função da presença do El Niño.

Nos últimos dois anos tem-se observado que os vulcões localizados Islândia causam um verdadeiro caos aéreo no mundo. As cinzas vulcânicas finas é uma arma antimotores de aviões a hélice e a jatos. As cinzas compostas de mineiras que contêm silicones e se fundem quando entram nas turbinas dos aviões.  Em 15 de dezembro de 1989, apagaram no ar os quatro motores do Boeing 747-400 da KLM, voo 867, indo de Amsterdam para Tóquio, quando a aeronave encontrou cinzas do vulcão Redoubt sobre o Alaska. O vulcão Yjafjallajökull causou no ano passado mihares de cancelamentos de vôos e prejuízos econômicos de mais de um bilhão de euros.  O vulcão islandês Grimsvotn voltou a causar caos aéreo na Europa em maio .

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC utiliza vários modelos de previsões climáticas, mas a cada vulcão que entra em erupção fica uma dúvida se há necessidade de elaborar vários cenários com as informações sobre possíveis erupções futuras, pois o caos aéreo nós já sabemos que eles causam, agora precisamos saber os impactos na agricultura, no ciclo hidrológico, nos diferentes biomas, o que irá provavelmente garantir a própria sobrevivência do homem.