Notícias

O Clima de São Paulo ( capital ) é diferente de Sorocaba !!
Enviado por: Fernando José em 23:25 às 22/11/2009

Olá Antônio, estamos constantemente conversando sobre meteorologia e sempre procurando fazer o melhor, mas devo alertá-lo que o clima da capital é bem diferente do clima de Sorocaba, por mais que estejam bem perto as cidades. O maior erro em meteorologia é acharmos que cidades pertos têm que ter situações climáticas iguais, bastam 150 a 200 metros de altitude para as coisas mudarem bastante. Para você ter uma ideia, até Sao Roque tem um clima diferenciado, bem mais nebuloso do que Sorocaba. Foi um equívoco você dizer que Sorocaba teria que se comportar igual a capital por serem cidades bem pertos, sabemos que não é assim. Existem microclimas! A formação de situações tempestuosas na capital é muito diferente do que aqui em Sorocaba, não tem nem como comparar. Outro equívoco é dizer que as outras cidades grandes estão tendo chuvas constantes, a irregularidade está por todos os lados. Sorocaba tem se comportado de forma bem diferente mesmo do que na década passada. Teríamos que partir para estudos bem mais localizados e um pouco menos abrangentes. Uma boa semana a todos!

Bookmark and Share

Noite amena em São Paulo
Enviado por: Aldo C. Santos em 22:38 às 22/11/2009

Pessoal, como já foi alertado pela colega Suely, vamos colocar o estado e a região onde ficam as suas cidades. O Giovani Luiz posta de Vargeão. Por acaso é a Vargeão do oeste de Santa Catarina, próxima a Xanxerê? // Ao Antonio de Sorocaba e outros colegas uma pergunta: será que este comportamento aparentemente estranho das chuvas em Sorocaba, Campo Grande, etc, que vocês estão comentando, não seria parte de um ciclo natural mais longo, por exemplo de algumas décadas (Logicamente, não deixando de considerar o desmatamento e o crescimento de nossas cidades)? O Carlos Alberto cita dados do Banco de Dados Pluviométricos do Estado de São Paulo (www.sigrh.sp.gov.br/cgi-bin/bdhm.exe/plu?lig=podfp/INMET). Estive dando uma olhada e vi, por exemplo, que a antiga estação meteorológica da Luz (Centro da capital paulista) registrou apenas 91,4 mm de chuva em janeiro de 1888 (É isso mesmo, há 121 anos), quando a média no Mirante de Santana de 1961-1990 é 238,7 mm. // Hoje, a capital paulista teve um dia nublado, com nuvens médias e altas e poucas aberturas de sol. A partir de 11:30 / 12 h já houve chuvas fracas e chuviscos esparsos em alguns bairros de Sampa. No final da tarde e início da noite as chuvas foram mais generalizadas, porém, com raras exceções, os acumulados não chegaram a 10 mm na cidade. No Mirante 20,1°C / 26,9°C, no Aeroporto de Congonhas 21°C / 28°C. No momento (22:30), céu nublado na zona norte paulistana, choveu há pouco, no Campo de Marte e em Congonhas 22°C, URA 88%, vento continental fraco.

Bookmark and Share

Temporal em Planaltina do Paraná - PR
Enviado por: Rodolfo Schuroff em 22:27 às 22/11/2009

No final da tarde, ocorreu na região noroeste do Estado do Paraná, temporais com muita chuva e vento. Na cidade de Planaltina do Paraná os ventos chegaram até 105 km/h, que acabou destelhando casas e quebrou muitos galhos de árvore.

Bookmark and Share

Chuva forte em Cajamar, FRC. da Rocha e Caieiras na GRSP
Enviado por: Fernando Cruz em 22:10 às 22/11/2009

Chove forte nas cidades de Cajamar, Franco da Rocha e Caieiras na região Oeste da grande SP .. Chuva se desloca em direção de Mairiporã,Guarulhos, Zona Norte e parte da Zona Sul da Capital.

Bookmark and Share

"Seca branca" em BH ...
Enviado por: Antonio em 22:10 às 22/11/2009

É o que estou tentando mostrar aqui, Guilherme de BH, mesmo no estado de SP onde aparentemente está com chuva regulares acontece estes absurdos, sobretudo em cidades próximas ao litoral como Sorocaba, onde chove tudo em apenas um dia na semana (sábado ou domingo) e o resto fica numa secura e abafamento infernais. Mesmo com as mudanças climáticas dos últimos anos não era para ser assim pois na Gde. SP que é quase ao lado chove regularmente quase todos os dias, bem como na maioria das cidades do interior, sobretdo do O do estado. A meteorologia é uma ciência complexa, concordo, mas também muito estranha, os profissionais da área preferem sempre dar a versão oficial, só sabem repetir que tá tudo normal, que sempre foi assim, etc. Talvez por não quererem se compromoter mais do que podem com os órgãos oficiais, seilá. É raro algum que desafie o status quo.

Bookmark and Share

Outras Notícias
  • 22:08 22/11/2009 - ####TEMPORAL NA ZO DE SP#####
  • 22:08 22/11/2009 - Tempo Aberto em Juiz de Fora-MG
  • 21:57 22/11/2009 - Resposta ao Bruno Jácome
  • 20:19 22/11/2009 - Chuva forte na RMSP e capital
  • 20:19 22/11/2009 - Tempestade atinge Rolândia!
  • 20:12 22/11/2009 - VOLTA A CHOVER EM OSASCO/SP
  • 20:11 22/11/2009 - chuvas abaixo da média na Bhia este mês
  • 20:07 22/11/2009 - Formação de chuva perto de Sorocaba
  • 19:45 22/11/2009 - Tempo encoberto e instável em Londrina
  • 19:45 22/11/2009 - Mais um dia quente em Cabo Frio - RJ
  • « Anteriores     Próximos »

    Envie sua notícia

    Estado:

    Cidade:

    Nome:

    Email:

    Título:

    Notícia:


    Ou escolha o estado e a cidade:
    HOME | BRASIL | NOTÍCIAS | VÍDEOS | GLOSSÁRIO | SMS
    Mapa do site | Fale conosco | Política de privacidade | Trabalhe na Climatempo | Anuncie
    Copyright 2012 - Climatempo. Todos os direitos reservados. Otimização de sites by SEO Marketing