Como lidar com o excesso de suor durante os exercícios

07/03/2016 às 14:09
por Redação

Atualizado 21/12/2016 às 15:32

Oferecimento
Dicas ajudam a manter a transpiração na medida certa

Conheça algumas dicas que vão ajudar a enfrentar o excesso de transpiração

 

Para manter a forma e deixar a mente calma, fazer exercício físico nunca é demais. Mas mexer o corpo é sinônimo de suar a camisa, literalmente. Musculação, corrida, futebol, dança, seja qual for a atividade, ficar sem transpirar é praticamente impossível.

E se não dá para evitar, que tal aprender a lidar com isso, principalmente no verão?


Ao contrário do que parece, o suor é essencial no dia a dia, pois ajuda a controlar a temperatura corporal. Composto por água e sais minerais, evita que o corpo sofra a intermação (situação semelhante à insolação, que ocorre quando a temperatura interna atinge os 40ºC). Por conta desse importante benefício, secar o suor durante a prática de atividades físicas é algo que precisa ser esquecido, já que dificulta a evaporação da água do corpo, atrapalhando o processo de resfriamento interno.  

 

Por outro lado, se a pele estiver muito molhada, a evaporação também fica prejudicada, pois a água cria uma película entre o corpo e o ambiente, contribuindo para a manutenção do calor. Refrescar pode, mas cuidado com os limites.

 

Segundo educadores físicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), dependendo da idade, do sexo, do peso, da duração e intensidade do exercício, além da roupa e da temperatura ambiente, uma pessoa pode perder de 4,5 a 7,5 litros de suor por dia. Em repouso, o valor diário costuma ficar entre 600 ml e 1,5 litro. E para repor essa perda, o segredo está na hidratação.

 

Além da clássica água mineral, uma dica é beber água de coco. Por também possuir sais minerais, ela ajuda a repor os fluidos perdidos com a evaporação do suor. Outra bebida muito indicada são os isotônicos. Mas lembre-se: apesar de repor líquidos e sais minerais, eles não podem substituir a água.

 

Outra dica para manter a transpiração em dia é evitar roupas justas e escuras na hora da prática esportiva. Peças claras e mais largas retêm menos calor, o que impede o aquecimento corporal excessivo. Nesse caso, vale apostar em opções com tecidos tecnológicos, que não absorvem o suor.

 

Com essas dicas simples, acabaram as desculpas para quem usava a transpiração como motivo para evitar atividades físicas. Agora que você sabe que suar é bom e saudável, prepare seu kit esportivo e comece a se exercitar!

 

  

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%