Como evitar lesões durante exercícios no inverno

04/07/2016 às 10:57
por Redação

Oferecimento
O risco de danos musculares costuma aumentar no frio

Conheça algumas dicas para continuar os treinos sem complicações


Temperaturas lá embaixo e aquela preguiça dominante. O tempo frio é um dos principais inimigos de quem quer começar uma atividade física e até mesmo daqueles que já a praticam há bastante tempo. Porém, não dá para desanimar, já que o inverno é justamente o período no qual o corpo precisa de mais movimento. Isso ajuda a equilibrar a temperatura interna, além de colaborar na manutenção da imunidade.


No entanto, a prática de esportes requer alguns cuidados, pois no frio o risco de lesões musculares cresce consideravelmente. Como o corpo demora mais para atingir a temperatura ideal para a atividade física, já que os vasos sanguíneos estão menos dilatados e a musculatura mais retraída, especialistas ressaltam a importância de investir alguns minutos a mais no alongamento e no aquecimento.

 

A dica é ir preparando o organismo aos poucos antes de começar a atividade. Se aqueça por 10 ou 15, simulando o exercício que irá praticar, por exemplo, mas sem nenhum peso. Depois, alongue-se por mais 10 minutos. Estique todo o corpo, principalmente costas, braços e pernas. Enquanto o aquecimento possibilita o aumento progressivo da circulação corporal, o alongamento atua na distensão em níveis seguros das fibras musculares. Só depois disso você está apto a começar os exercícios.

As atividades recomendadas para a época não diferem muito das indicadas para o verão. Caminhada, corrida e bicicleta, aliadas à musculação, completam bem o cardápio do inverno. Se essas práticas forem realizadas ao ar livre, não se esqueça de separar um vestuário adequado para o frio e um calçado que amorteça o impacto, evitando possíveis lesões articulares.Também é preciso se lembrar da hidratação, já que mesmo com a temperatura lá embaixo, o corpo pode sofrer um superaquecimento na hora do treino.


O inverno não é impeditivo para a prática de esportes. Portanto, não deixe o frio vencer você! Levante do sofá e mexa-se!