Dicas para se livrar de vez dos ácaros neste inverno

26/07/2016 às 12:01
por Redação

Atualizado 13/06/2017 às 09:04

Oferecimento
Inverno aumenta a propagação dos microrganismos, mas algumas atitudes simples podem ajudar no combate à praga

 

 

Sensação de ardência na vista, vermelhidão nos olhos e coceira na pele. Esses são alguns dos sintomas mais comuns provocados pelas alergias, um problema que atinge quase 30% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). E, com a chegada das estações mais frias, o ar vai ficando cada vez mais seco, o que consequentemente aumenta a incidência das famosas alergias respiratórias, entre elas rinite, sinusite, asma e bronquite.

 

Em parte, os ácaros são os grandes proliferadores dessas doenças. De acordo com Alfredo Lara, otorrinolaringologista do Hospital CEMA, esses microrganismos estão presentes em nosso cotidiano durante todo o ano, mas é no inverno o período de maior proliferação. “Nessa época as pessoas acabam utilizando mais roupas, cobertores e mantas, além de manter os ambientes fechados durante a maior parte do tempo. Em situações como essa, eles acabam se multiplicando”, diz.

 

Arnaldo Braga Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, conta que esses bichinhos gostam de tecidos e umidades. “Quando tiramos o que estava guardado no armário, por exemplo, começamos a espirrar, dando início a um processo de alergia respiratória. Os ácaros costumam se instalar em lugares como colchões e travesseiros. Em um colchão, por exemplo, moram cerca de cinco milhões deles”, afirma.

 

A recomendação dos especialistas é evitar deixar peças de roupas guardadas por muito tempo e, antes da utilização, colocá-las em um banho de sol. “É importante abrir o guarda-roupa, evitar cortinas e deixar os ambientes arejados e iluminados. A higiene nasal com soro também é ideal em qualquer época do ano. É interessante procurar um especialista logo nos primeiros sintomas, até para evitar problemas mais graves”, explica Lara.

 

O médico destaca que os ácaros odeiam o sol. Por isso, atos como lavar as peças e colocá-las para secar em dias quentes já eliminam metade dos causadores de alergia. “Uma dica caseira é diluir vinagre em água e passar essa mistura com um pano em cima das roupas. Isso consegue eliminar quase 100% dos ácaros. Além disso, é ideal trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana e substituir o colchão a cada três ou quatro anos”, finaliza.