Segunda-feira olímpica com calor intenso no Rio

14/08/2016 às 22:04
por Josélia Pegorim

Atualizado 15/08/2016 às 10:57

Oferecimento
Grandes mudanças no tempo a partir de terça

O sol forte e o calor do fim de semana predominam no Rio de Janeiro nesta segunda-feira.

Por volta das 9 horas, os termômetros variavam de 23°C  25°C na maioria das regiões da cidade. Na região da base aérea de Santa Cruz, a temperatura chegava aos 28°C. O vento quente de norte que soprava sobre a região ajudou a esquentar rapidamente o ar

No domingo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 32,2°C. Na região da Saúde, no centro do Rio, a umidade relativa do ar às 15 horas foi de 44%. Na região do Forte Copacabana, na zona sul, o menor índice foi de 64% e na região da Vila Militar, na zona oeste, a umidade do ar mínima foi de 31%.

Todos estes valores foram mais baixos do que os registrados no sábado, mas nesta segunda-feira,  os atletas das modalidades que ocorrem ao ar livre vão conviver com um ar um ainda mais quente e mais seco.

 

Pouco vento

Os ventos do quadrante norte tendem a predominar sobre o Rio nesta segunda-feira. Uma mudança para o quadrante sul pode ocorrer do meio para o fim da tarde com a entrada da brisa marítima. A tendência é de um dia com ventos fracos a moderados, o que pode atrapalhar as provas de vela.

Temperatura

Com o sol forte o dia e os ventos quentes predominando desde cedo, o Rio De Janeiro tem outro dia quente. A temperatura deve ficar mais alta do que no domingo. A sensação será de mais calor para o público e para os atletas.

Umidade

O ar fica mais seco nesta segunda-feira do que no fim de semana. O nível de umidade no ar pode ficar entre 30% e 40% nas horas mais quentes da tarde

Poluição

A qualidade do ar piora nesta segunda-feira em relação ao fim de semana, que teve predomínio de boa qualidade.

Confira a previsão da qualidade do ar no Rio de Janeiro.

Maratona aquática

A partir das 9 horas desta segunda-feira ocorre a maratona aquática feminina. São 10 km de nado livre no mar, nas águas da praia da Copacabana.

Uma ligeira elevação das ondas é esperada para esta segunda-feira. As ondas pela manhã variam de 0,5m a 1,0m, mas devem chegar a 1,5 m até à noite. A ondulação muda para sul.

 

Confira a previsão da qualidade do ar especial para as Olimpíadas.

 

 

Mudanças o tempo

Grandes mudanças no tempo são esperadas para o Rio de Janeiro a partir desta terça-feira. A passagem de áreas de instabilidade e de frentes frias trazem novamente nuvens de chuva e mais ventos para o Rio, além de queda da temperatura e agitação no mar.  Até o doa 21, final das Olimpíadas, três frentes frias devem passar pelo litoral do Rio de Janeiro.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

16°
min

28°
max

0mm / 0%