O que levar na mala para uma viagem com saúde

11/11/2016 às 11:56
por Redação

Atualizado 11/11/2016 às 14:34

Oferecimento
Faça o checklist e evite problemas!

Viajar, muitas vezes, significa relaxar. Nem por isso devemos deixar de lado os cuidados com a saúde.


Descer para o litoral, subir a serra, se isolar em uma pequena cidade no interior ou um passeio internacional: certos itens são essenciais para qualquer viagem. Confira a lista de acessórios fundamentais para levar na mala.
comuns da região.

O que não esquecer 
Documentos:
Não se esqueça de todos os documentos necessários para viajar com tranquilidade. Sempre que possível, inclua o Seguro de Viagem na lista e viaje com mais segurança.

Contatos importantes:
Tenha o telefone e o endereço do local de hospedagem e hospitais próximos sempre à mão, para o caso de emergências. E, antes de viajar, consulte um médico e esclareça as dúvidas sobre cuidados essenciais com a saúde.

Carteirinha de vacinação:
Verifique quais vacinas são exigidas no local de destino. Elas podem prevenir doenças comuns da região.

Higiene pessoal:
Separe itens de higiene pessoal e, em viagens aéreas, lembre-se de que frascos líquidos não devem ultrapassar o limite de 100 ml nas bagagens de mão.

Protetor solar:
Ajuda a prevenir doenças de pele, como queimaduras e câncer. Importante: em dias nublados, a insolação é menor – em torno de 60% - mas ainda é preciso usá-lo.



Cuidados com os itens fora da mala 

Água mineral: Na dúvida opte sempre pela mineral – e confira se está corretamente lacrada. A água contaminada é uma das principais fontes de transmissão de doenças.
Frutas e legumes:
Evite consumir as que foram previamente descascadas. 

Alimentação:
Evite ingerir, principalmente, alimentos crus. Verifique se o preparo foi recente e se a comida foi aquecida – isso ajuda a reduzir o número de doenças e infecções.

FONTE:
A C Camargo
Médica responsável:
Dra. Raquel Bussolotti
CRM - SP 77005