Pets exigem cuidados especiais no inverno

23/06/2017 às 10:45
por Maira Di Giaimo

Atualizado 20/06/2018 às 11:29

Oferecimento
Veja como cuidar do seu animal de estimação no frio

Assim que chega o inverno, todo mundo já sai atrás de casacos, cobertores e cachecóis para não passar frio! Com as baixas temperaturas fica mais difícil de acordar cedo, as dores aumentam e sair de casa fica mais complicado. No entanto, não é só a gente que sente essa mudança de estação. Os nossos pets também sofrem com mudanças bruscas de temperatura e precisam de cuidados especiais! Veja quais são os problemas mais comuns e nossas dicas para evitá-los.

 

Confira a previsão para o inverno 2018! 

 

Dores nas articulações

Os pets, assim como nós, têm problemas articulares, como artrose e displasia, que podem piorar durante o inverno. “A dor crônica pode ser silenciosa, mas leva o pet a interagir menos com os tutores ou outros pets da casa, perder o apetite e o peso e, algumas vezes, tornar-se agressivo”, explica a veterinária Maíra Yonezawa, clínica geral do Hospital Veterinário Santa Inês. Então é preciso ficar de olho, manter seu animal quentinho e, a qualquer sinal de problema, correr para o veterinário.

 

Proteja também os animais marinhos!

 

Doenças respiratórias

Os animais de estimação também podem sofrer com as doenças respiratórias, tão comuns nesta época do ano. Sabe aquela tosse chata, que incomoda? Esse é um sintoma comum nos cães, assim como diminuição de apetite. Já os gatinhos podem sofrer com secreção nasal e ocular, espirros e febre.

 

 

 

Animais no quintal

É muito comum deixar os pets do lado de fora da casa, no quintal ou varanda. Para evitar qualquer problema de saúde, lembre-se de deixa-los quentinhos. Abrigos cobertos e protegidos do frio, umidade e vento são importantes e o uso de roupinhas também é muito útil!

 

Veja dicas para curtir o fim de semana no frio!

 

Tosa

A veterinária Maíra explica que mesmo no inverno, é preciso fazer a tosa do seu pet. “Existe um mito de que a tosa higiênica não deve ser feita no inverno porque os animais sentem frio. É importante saber que essa higienização é uma forma de evitar que os pets retenham umidade na região genital, abdominal e patas. Essa umidade pode levar ao desenvolvimento de doenças causadas por fungos e bactérias”, afirma.

 

Para evitar esses problemas, separamos algumas dicas!