5 dicas para manter-se revigorado no frio

01/09/2017 às 12:27
por Maira Di Giaimo

Atualizado 20/06/2018 às 11:16

Oferecimento
Hábitos simples que podem fazer toda a diferença na sua saúde!

O inverno é a época com maior incidência de crises respiratórias e doenças como gripes e resfriados. O tempo seco e as frequentes ondas de frio, comuns no centro-sul do país, podem afetar nossa saúde. Além disso, é nesse período que as pessoas ficam mais desanimadas para praticar atividades físicas! E ainda dá aquela vontade de comer chocolate...

 

Confira aqui como será o inverno 2018!

 

Foto: Shutterstock

 

Apesar das características da estação impactarem a saúde, especialmente no caso de crianças e idosos, é possível se manter revigorado e saudável no frio seguindo algumas dicas simples e tomando precauções! Veja nossas dicas!

 

 

A diminuição da sede, comum no frio, não reduz a necessidade de beber água ou líquidos. A quantidade média indicada diariamente é de cerca de 2 litros, independentemente da época do ano. Bebidas como o chá verde podem colaborar para a hidratação.

 

 

Que um prato bem colorido é sinônimo de saúde, todo mundo sabe, mas no inverno é bom caprichar ainda mais nas proteínasque fortalecem o sistema imunológico e nos nutrientes!

 

O uso de protetor solar, por exemplo, não se limita ao verão. A emissão de raios ultravioletas ocorre durante todo o ano, tornando importante  uso de filtro solar também no frio para a prevenção de lesões cutâneas, queimaduras e envelhecimento precoce da pele,  além de câncer de pele.

 

Não deixe o frio te desaminar! A prática de atividades físicas é essencial para manter-se revigorado. Além disso, o exercício mantém o corpo aquecido por mais tempo, evitando acúmulo de secreções na face e no pulmão e beneficiando quem tem rinite, asma, sinusite ou bronquite.

 

 

O estresse do dia a dia pode prejudicar nossa imunidade, tornando o contágio de gripes e resfriados mais fácil. Portanto, procure relaxar!

 

 

Se mesmo com esses cuidados a gripe, o resfriado ou as crises alérgicas te pegarem, tenha por perto medicamentos que aliviem sintomas como febre, coriza, dores no corpo, tosse ou mal estar. Se os sintomas persistirem, não deixe de consultar o médico!