Mar agitado nesta semana

02/07/2019 às 11:58
por Redação

Atualizado 02/07/2019 às 17:24

Oferecimento
A elevação das ondas e o vento forte exigirão cuidados extras no mar

Durante esta primeira semana de julho, uma frente fria associada a um ciclone extratropical passará ao longo do território brasileiro. No continente, a massa de ar polar na retaguarda da frente fria provoca queda acentuada de temperatura. Há condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de neve e geada na Região Sul e geada em parte da Região Sudeste.

 

O contraste entre o ciclone extratropical (um profundo sistema de baixa pressão) e a massa de ar polar (um intenso sistema de alta pressão) favorecerá a ocorrência de fortes ventos no Sul e no Sudeste.

 

Rajadas de vento

 

Na sexta-feira (05) são esperadas rajadas de vento de até 120 km/h na faixa litorânea do Rio Grande do Sul e na região serrana entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e de até 100 km/h no litoral do Sudeste entre a sexta-feira (05) e o sábado (06).

 

Os maiores volumes de chuva por Região são esperados na quarta-feira (03) no leste do Paraná, na quinta-feira (04) em todo o estado de São Paulo e na sexta-feira (05) no estado do Rio De Janeiro.

 

Condições do mar 

 

No mar, a pista de ventos ocasionada por esse mesmo contraste entre o ciclone e o sistema de alta pressão polar produz um efeito de swell, que agita o mar nesta semana. Além do swell, vale lembrar que a semana é de lua nova, o que contribui para elevação das marés.

 

A elevação das ondas e o vento forte exigirão cuidados extras às pequenas embarcações e aos banhistas. Fique atento aos avisos da Marinha do Brasil.

 

Região Sul - dia 03/07

As ondas cheguem aos 3 metros na costa do Rio Grande do Sul.

 

Região Sul - dias 04 e 05/07

Ondas atingem 4 metros no litoral gaúcho e catarinense.

 

Região Sul - dia 06/07

O mar começa a baixar na Região Sul.

 

Região Sudeste - dia 03/07

A previsão é de que a altura das ondas fique entre 1,5 m a 2, metros no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo e continue subindo nos dias seguintes.

 

Região Sudeste - dia 04/07

No litoral paulista e fluminense, as ondas chegam a 3 metros e meio à noite. 

 

Região Sudeste - dia 05/07 

As ondas atingem 2 metros e meio nas praias de São Paulo e do Rio de Janeiro  

 

Região Sudeste - dia 06/07

As ondas em São Paulo chegam aos 3 metros e meio e, no Rio de Janeiro, não se descartam ondas de 4 metros e meio.

 

Região Sudeste - dia 07/07

As ondas diminuem, mas ainda ocorrem picos de 2 metros a 2 metros e meio no litoral de São Paulo e de 2 a 3 metros no litoral do Rio de Janeiro.

 

Para o litoral do Espírito Santo, não há previsão de alteração no mar até a sexta-feira, 5 de julho. No sábado, (6/07), o mar sobe e as ondas alcançam de 2 metros a 2 metros e meio no litoral capixaba. No domingo,  (7/07), as ondas aumentam e podem chegar aos 3 metros.

 

 

Leia também: Neve e frio muito intenso à vista para o Brasil 

Grande mudança no tempo na Região Sudeste

 

 

Foto: Patricia Pinheiro - Rio de Janeiro - RJ

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%