Maior superlua do ano acontece esta noite

07/04/2020 às 18:58
por Amanda Sampaio

Atualizado 07/04/2020 às 18:59

Oferecimento
Saiba se as condições do tempo serão favoráveis para você acompanhar o fenômeno

Na noite desta terça-feira (7) e na madrugada de quarta (8), a maior superlua do ano estará no céu. O fenômeno, que deve durar até a próxima quinta, representa a coincidência astronômica da maior aproximação Terra-Lua com a fase cheia da Lua - e isso dá pra gente a sensação de que ela está gigante!

 

Mas não é nada disso! O que acontece é que hoje a lua atinge o Perigeu, o ponto da órbita mais próximo da Terra. Quando ele coincide com a Lua cheia, a impressão visual é de que ela está enorme no céu.

 

O baixo índice de poluição atmosférica durante a quarentena, em decorrência do novo coronavírus, não interfere na visibilidade da Lua - apenas as condições meteorológicas é que têm papel fundamental nisso. Para ver a superlua, o ideal é que o céu esteja com com pouca nebulosidade. A quantidade de nuvens é um fator que pode prejudicar muito a visualização. 

 

Como a recomendação é FICAR EM CASA, que tal caprichar na foto da superlua pela sua janela e postar nas redes e no site da Climatempo usando a hashtag #otempodajanela? Seu registro poderá aparecer em nossas mídias digitais!

 

 

Mas, afinal, onde será possível ver a superlua hoje?

 

Sul

Praticamente toda a Região Sul do Brasil terá pouca nebulosidade nesta noite, o que representa ótimas condições para ver a superlua (isto vale inclusive para as capitais Porto Alegre e Florianópolis!). Já na Grande Curitiba, litoral do Paraná, litoral norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, o excesso de nuvens baixas deixa quase todo o céu nublado.

 

 

Sudeste

Na Região Sudeste, a visualização da superlua na noite desta terça e na madrugada de quarta-feira será bastante prejudicada pela nebulosidade de uma frente fria. A chance de ver a superlua é relativamente alta somente no centro-norte do Espírito Santo, inclusive na região de Linhares. Já na Grande Vitória, a nebulosidade vai aumentando nesta noite e pode até chover com raios! Na região metropolitana de São Paulo, no Rio De Janeiro e em Belo Horizonte, o céu deve se manter nublado a noite toda a também na madrugada desta quarta.

 

Mesmo brigando um pouco com as nuvens, a região do Triângulo Mineiro e algumas áreas do oeste de São Paulo também terão chance razoável de ver o fenômeno.



Centro-Oeste

Na maioria das áreas do Centro-Oeste, o tempo fica instável na noite desta terça e na madrugada da quarta-feira, com muita nebulosidade e alta chance de chuva. As condições para ver a superlua não ruins, de forma geral.

 

Com muita sorte, esperando a nebulosidade diminuir, vai ser possível espiar a superlua por alguns momentos no centro-sul, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, na região de Cuiabá e no sudeste de Mato Grosso. As nuvens estarão presente o tempo todo, mas com menor chance de chuva em relação às outras áreas da Região.

 

Entre as capitais, a chance de ver a superlua em Campo Grande e em Cuiabá é um pouco mais alta o que em Brasília e em Goiânia.



Nordeste

Grande parte da Região Nordeste, assim como o Sul do Brasil, fica com poucas nuvens na noite desta terça e na madrugada de quarta-feira. Quase todas as áreas terão boas condições para ver a superlua, inclusive as capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal. Em Fortaleza, apesar da nebulosidade, a chance de ver o fenômeno é moderada. Em Teresina, São Luís e no norte do Piauí e do Maranhão, a nebulosidade deixa o céu quase todo nublado e chove. Muitas nuvens também aparecem no oeste da bahia, onde há risco de chuva.

 

Norte

A chance de ver a superlua no Norte do Brasil na noite desta terça e na madrugada de quarta infelizmente é muito baixa. Quase toda a Região se mantém coberta por nuvens carregadas que provocam chuva e até trovoadas. 

 

Mas, nem tudo está perdido! A maior chance de ver o fenômeno é no estado de Rondônia, que tem menos nebulosidade e menor chance de chuva.

 

Entre as capitais, a chance de ver a superlua é moderada a alta somente em Porto Velho. Na região de Rio Branco e de Palmas, com muita paciência, vai ser possível espiar alguma coisa. Já em Manaus, Boa Vista, Belém e Macapá, as nuvens devem esconder a lua.

 

 

Texto por Amanda Sampaio e Josélia Pegorim

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

30mm / 90%

Cuiabá - MT

24°
min

33°
max

25mm / 80%