Previsão Climática para Abril de 2024

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Região Sul 

As pancadas de chuva de verão diminuem bastante ao longo de abril, e a chuva passa a ser majoritariamente provocada por fluxos de ar quente que escoam do Norte do país, além da passagem de frentes frias. Por conta disso, mesmo com chuvas mais irregulares e espaçadas, há maior risco de temporais e chuvas volumosas de forma abrangente especialmente no RS. A infiltração de vento marítimo, que porta muita umidade, também provoca chuvas entre o leste de SC e do PR, e nestas áreas os volumes de chuva ficam um pouco acima da média. Nas outras regiões, volumes entre a média e um pouco abaixo – mas com atenção para a possibilidade de volumes elevados pontuais, novamente, com foco no RS. No norte do PR, o tempo fica seco em grande parte dos dias. A temperatura fica alta no começo do mês, e ainda ocorrem alguns períodos de calor intenso até o início da segunda quinzena. Porém, mais massas de ar frio de origem polar ingressam sobre a região e provocam quedas acentuadas de temperatura com maior destaque para o RS e SC.

Região Sudeste

O mês de abril terá condições de tempo mais seco em praticamente todas as áreas do Sudeste. Nas primeiras semanas do mês, pancadas de chuva típicas de verão ainda ocorrem de forma esporádica no interior paulista e mineiro, mas com gradual redução ao longo da primeira quinzena, e por vezes potencializadas pela passagem de frentes frias pela faixa litorânea. Massas de ar seco passam a dominar quase todas as porções da região, e por isso a segunda quinzena tende a ter mais dias ensolarados, com tempo firme e redução na umidade do ar. Em quase todo o interior do Sudeste, os volumes de chuva diminuem normalmente em abril, e ficam abaixo da média histórica. Chove mais que o normal somente em pontos do leste de SP e no RJ, onde haverá maior influência de frentes frias oceânicas. Estas frentes frias podem provocar volumes altos de chuva enquanto avançam, principalmente no litoral, pois haverá grande contraste térmico. O ar quente e seco atua em quase todas as áreas e o calor segue ao menos durante a primeira quinzena; massas de ar frio serão mais frequentes no sul e leste de SP, sul de MG e RJ na segunda quinzena. A temperatura fica acima da média no centro-oeste de SP, Triângulo Mineiro e no ES, e em torno da média nas demais áreas.

Região Centro-Oeste

O tempo fica mais seco em todas as áreas ao longo de abril. Na primeira quinzena, pancadas de chuva típicas de verão ainda ocorrem principalmente no norte e oeste do MT, e no norte de GO. Nestas e em todas as demais áreas do Centro-Oeste, o ar seco passa a dominar, e assim os dias serão de tempo mais estável, com índices de umidade menores, e maior amplitude térmica. O calor prossegue ao longo das 3 primeiras semanas. No sul do MS, algumas massas de ar frio provocam queda de temperatura na segunda quinzena, mas ainda sem grande intensidade, e a chegada de frentes frias aumenta o risco de temporais. Os volumes de chuva ficam abaixo da média em quase todas as áreas, exceto no noroeste do MT, com acumulados superiores aos normais. A temperatura fica acima da média em todas as regiões, sobretudo no MS e sudoeste do MT.

Região Nordeste

Abril terá aumento das chuvas no litoral da BA, onde fica acima da média, com risco para volumes elevados inclusive na região do Recôncavo Baiano; no litoral da BA, o risco de chuvas intensas aumenta com a chegada de frentes frias. Chuva acima da média também no centro-norte do MA, em quase todo o PI, interior do CE, PE e PB. Sobre a costa-norte, a chuva é mais frequente e volumosa na primeira quinzena, mas com o afastamento gradual da ZCIT a segunda quinzena tende a ter chuvas mais irregulares. Condições de tempo mais seco em todas as outras áreas do interior, onde chove menos que a média. A temperatura continua alta e acima da média, mas varia mais no sul da BA.

Região Norte

Muita chuva em abril entre o AM, o PA e o AP, com volumes de chuva acima dos normais entre o sul do AM, sul, centro e leste do PA e norte do TO. Entre o norte e leste do AM, noroeste do PA e em RR, os acumulados ficam abaixo da média, com desvios mais expressivos devido à irregularidade espacial da precipitação. No sul da região, entre o AC e RO, a chuva tende a reduzir gradualmente no decorrer de abril, mas fica um pouco acima da média; nestas regiões e no sul de TO, o ar seco ganha mais força na segunda quinzena, e passam a predominar os dias ensolarados e mais quentes. Temperaturas acima da média em todas as áreas.