Promessas de crescimento

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Qual será uma das regras do hiper crescimento num cenário de convulsões, desacelerações e crise globalizada?

As chances estão no que está sendo chamado de “economias de fronteira”, não são mais os grandes players globais que estão em desaceleração, e mesmo orquestrando protecionismo de seus mercados numa fase anti globalização …

Dessa forma, viva o risco e que venha o risco, pois quem não arriscar não vai petiscar, já dizia o velhíssimo ditado popular…

Então, o mapeamento das oportunidades para o hiper crescimento estão em mercados de países de baixa renda e de alto risco.

25 são os países com probabilidade de maior crescimento nos próximos 5 anos, e dentre esses, 19 são economias de fronteira. Mercados politicamente manipulados, sistemas jurídicos fracos, baixa renda per capita e PIB oscilante e errático… mas também, depois da eleição de Trump na maior economia, a mais pujante do mundo, acho que está na hora de reavaliar, como tratar e fazer negócios nessas chamadas economias de fronteiras.

São países como Myanmar, Moçambique, Vietnam e Ruanda, por exemplo… Camboja, Botswana, Tanzânia, Quênia, Madagascar, Mongólia, Cazaquistão, Nigéria, Malásia, Angola, Gana… Como o exemplo da Tarnale Fruit Company neste último, uma integração de agricultores de uma pobre região do norte, que exporta mangas orgânicas para a Europa…

O agronegócio brasileiro tem experiências riquíssimas ao longo de todo território, experiências em todas as escalas. Podemos levar o cooperativismo brasileiro como fórmula para um lado do mundo, o qual fica escondido nas horas boas, mas que se transforma em oportunidade nas crises globalizadas como vivemos hoje.

O fundo monetário internacional estudou e preparou essa lista dos que mais vão crescer nos próximos 5 anos… Vale olhar, pois é coberto desde a Líbia até o Uzbequistão, também tem China e Índia…

Mas, o que o Brasil tem a ver com isso? Tudo. Somos os mais parecidos com todos eles sem sermos nenhum deles.

2017 chegou, empreendedorismo, cooperativismo e liderança são o nome do show.

José Luiz Tejon

Sócio Diretor da Biomarketing