Chuva atrapalha desenvolvimento das lavouras no Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta segunda-feira (9), a passagem de um sistema de baixa pressão sobre a região Sul irá manter o tempo bastante instável sobre a região. Este sistema também irá provocar chuvas sobre Santa Catarina e Paraná ao longo do dia e começa a atrapalhar o pleno andamento das atividades de campo, bem como o desenvolvimento das lavouras. Dias consecutivos de chuva e céu nublado afetam o crescimento das plantas, além do enchimento dos grãos.

 

Os produtores devem estar atentos, pois a tendência é que o tempo mais fechado continue ao longo da semana agravando as condições de desenvolvimento das lavouras, ocasionando condições ideais a proliferação de doenças.

 

Quer melhorar o desempenho da sua lavoura?

 

Os modelos indicam chuva irregular em forma de pancadas também sobre as regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Goiás o que beneficia a atividade de colheita da soja, plantio do algodão e milho safrinha. Por outro lado, as lavouras em fase de desenvolvimento preocupam os produtores. Ao longo da semana ocorrem pancadas de chuva sempre de forma irregular sobre o Centro-Oeste sem causar transtornos a colheita, analisa o agrometeorologista da Climatempo, Marco Antônio Santos.

 

 

Na região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a semana começará com tempo aberto, sem previsões para chuvas generalizadas e muito calor. Somente no final da semana é que as chuvas deverão retornar à região de forma mais generalizadas e até mesmo em bons volumes. Porém, em áreas produtoras do Pará, norte do Tocantins e do Maranhão, há a possibilidade de que eventuais pancadas de chuvas venham a ocorrer nesse início de semana.

Eete padrão meteorológico poderá trazer alguns prejuízos muito pontuais aos índices de produtividade das plantas, uma vez que há lavouras que estão a mais de 17 dias sem receber uma só gota de chuva. E como só volta a chover bem no final dessa semana, novas perdas pontuais poderão vir a ocorrer. O mesmo está sendo observada em áreas de Goiás e de Minas Gerais, alerta Santos.

 

No Sudeste, a semana será marcada novamente, pelas pancadas de chuvas. Todos os dias há previsão de chuvas sobre as regiões produtoras de São Paulo e da metade sul de Minas Gerais, porém, continuarão sendo somente na forma de pancadas irregulares. Calor e áreas de instabilidade vão manter o tempo instável e com possibilidade de pancadas de chuvas típicas de verão ao longo de toda a semana o que vai ajudar as lavouras, mas poderá trazer certos transtornos, uma vez que muitas dessas pancadas poderão vir na forma de tempestades.