Clima favorece safra de grãos em SC

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O plantio nas lavouras de grãos e frutas de Santa Catarina foi beneficiado pelas chuvas, que acompanham as plantações desde o começo das atividades, em outubro do ano passado, até o momento. De acordo com Enori Barbieri, vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, a região está com o melhor clima de todos os tempos para o desenvolvimento do agronegócio. “A safra 2017 vai ser uma das maiores dos últimos 20 anos”, afirma.

 

Como a informação meteorológica ajuda a melhorar a produção no campo

 

Entre as culturas favorecidas pelo clima está a de grãos. “Ano passado nós colhemos 2,5 milhões de toneladas de milho. Com o aumento de 2% de área, devemos ter, neste ano, um milhão de toneladas a mais”, explica o especialista. Barbieri também está otimista com a produtividade da fruticultura. “Vamos dobrar a produção de uva em relação a 2016”, completa.

 

O vice-presidente lembra que no ano passado o agronegócio em Santa Catarina teve um de seus maiores faturamentos. “Em 2017, os preços vão diminuir, mas os produtores serão melhores remunerados por conta da altíssima produção. A cadeia do agronegócio vai impulsionar a economia do Estado de Santa Catarina”, finaliza.

 

De acordo com o meteorologista, Alexandre Nascimento, nos próximos 15 dias o trabalho dentro dos campos continua favorecido para quem está colhendo os grãos, pois não há expectativa de chuva volumosa.

 

 

Mesmo com previsão de pouca ou quase nenhuma chuva, o solo está úmido o que favorece as condições para o pleno desenvolvimento das frutas. “A próxima safra 2017/2018 também será muito boa, pois não há expectativa de El Niño, fenômeno que atrapalhou as últimas dias safras”, comenta Nascimento.

 

El Niño e La Niña: a história contada desde o início