AGROCLIMA

Umidade no solo preocupa produtor no Sul

24/01/2017 às 12:05
por Redação

Oferecimento

Após um período bastante chuvoso e com prejuízos aos sojicultores, a terça-feira (24), começou com um tempo mais aberto em grande parte do Mato Grosso, Goiás, São Paulo e sobre a metade sul de Minas Gerais. Assim, os produtores conseguirão ir a campo e realizar a colheita da soja, que na grande maioria das propriedades, já se encontra dessecadas e aptas a serem colhidas. Vale lembrar, que podem ocorrer pancadas de chuvas ao longo do dia, uma vez que ainda há muitas áreas de instabilidade sobre a região, comenta o agrometeorologista Marco Antônio Santos.

 

 

No Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará, há previsão de chuvas na forma de pancadas. A chuva colabora com os níveis de umidade do solo, permitindo uma melhora nas condições ao desenvolvimento das plantas. E, ao longo da semana são esperadas novas pancadas de chuvas, mantendo as condições bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

 

A semana deve seguir com previsão de pancadas irregulares sobre toda a faixa central do Brasil. Um padrão meteorológico muito parecido com o que vinha sendo registrado antes da ocorrência da invernada o que permite a colheita da soja em melhores condições.

 

No Sul, o tempo firme e sem chuvas dos últimos dias mantem certa apreensão junto aos produtores, já que existem lavouras que já estão sentindo os efeitos dessa estiagem. Ainda não há relatos de perdas de produtividade, mais a ausência de chuvas reduz os níveis de umidade do solo, deixando uma condição não tão favorável ao desenvolvimento das plantas, relata Santos.

 

Como melhorar a produção no campo

 

A boa notícia é que há previsão de algumas pancadas de chuvas sobre a região nesta terça-feira (24), mas será na quarta-feira (25), que as chuvas realmente irão atingir todas as áreas produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e do Mato Grosso do Sul.

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Nova
    15/02
  • Crescente
    23/02
  • Cheia
    31/01
  • Minguante
    07/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09