Plantio não avança e preocupa produtor de milho

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O corredor de umidade que se estende desde o sul do Pará até o sul da Bahia mantém muitas áreas de instabilidade sobre a faixa norte do Brasil.

 

 

A sexta-feira (10), será mais um dia de muita chuva sobre as regiões produtoras do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e sobre as regiões norte do Mato Grosso, de Goiás e de Minas Gerais. Essas chuvas não deverão ocorrer somente hoje, mas ao longo dos próximos dias, o que irá deixar às condições desfavoráveis as práticas agrícolas, como colheita, plantio e aplicação de defensivos. Por outro lado, essas mesmas chuvas manterão os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras, que ainda estão em plena fase de desenvolvimento. Esse corredor de umidade deverá se manter inalterado ao longo da próxima semana.

 

Como o clima pode influenciar na produção do campo?O que fazer para melhorar a produtividade?

 

Já em Rondônia, metade sul de Goiás e de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul tanto a sexta-feira (10), quanto os próximos cinco dias serão marcados, novamente pela ocorrência de pancadas de chuvas ao longo do dia. Vale lembrar, que as pancadas podem cair com forte intensidade e alagar áreas produtoras. Porém, como serão apenas pancadas de chuva, os trabalhos de colheita da soja e posterior plantio do milho safrinha irão prosseguir, mas com paralisações. No centro-norte de Mato Grosso os produtores podem ter problemas com chuva frequente.

 

Os produtores estão preocupados, já que a colheita não deslancha no ritmo que eles querem muito menos o plantio. Assim, a grande preocupação é se esse plantio irá ter que se estender ao longo do mês de março, o que poderá comprometer muito a produção de milho, já que apesar dos modelos estarem sinalizando o prolongamento das chuvas em abril, não deverão ser suficientes para atender os plantios mais tardios.

 

Acesse os mapas agrícolas por região. Faça seu planejamento e gerenciamento da lavoura  

 

O corredor de umidade posicionado mais ao norte do Brasil nestes próximos dias e a previsão de uma invernada bem pequena para a próxima semana na faixa entre Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará não irão atrapalhar os trabalhos de colheita, plantio, produtividade e a qualidade dos grãos. Muita atenção porque ainda não dá para descartar que em meados da semana que vem, poderão ter dois a três dias bem mais chuvosos tanto no Mato Grosso como em Goiás, norte do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e em São Paulo.

 

Na região Sul, a tendência é de pancadas de chuvas irregulares nos próximos dez dias. Contudo, devido ao avanço de áreas de instabilidade há previsão de chuvas mais generalizadas, principalmente sobre as regiões produtoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a partir desta noite (10), sendo que neste final de semana deverá ser de tempo mais fechado e chuvoso. Bom para os produtores que estão com suas lavouras em fase de desenvolvimento, pois haverá uma boa elevação dos níveis de umidade do solo, mas nem tanto para aqueles produtores que já iniciaram os trabalhos de colheita.

 

Somente o Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul que continuarão com previsão de pancadas de chuva de forma isolada. Para a região oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, esse padrão meteorológico não é tão bom assim, pois existem muitas propriedades que apresentam índices baixos de umidade do solo, o que vem atrapalhando o plantio do milho safrinha. E os modelos só sinalizam uma mudança nesse padrão meteorológico após o dia 20/02.

 

Confira o acumulado de chuva nos próximos dias no Brasil