Excesso de chuva atrapalha plantio do milho no cerrado

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Um corredor de umidade continua posicionado sobre toda faixa centro-norte do Brasil. Com isso, há previsão de chuva em grande parte do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e em quase todo o Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Pará e Rondônia. Também há possibilidade de que ocorram algumas pancadas bem isoladas sobre a faixa leste da região Sul e de São Paulo, devido aos ventos úmidos que sopram do Atlântico em direção ao continente.

 

Já em grande parte dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, o tempo permanecerá aberto e sem previsão de chuvas generalizadas.

 

As chuvas que vêm ocorrendo em grande parte do cerrado atrapalham o pleno andamento da colheita da soja e posterior plantio das lavouras de segunda safra, em especial a do milho. Além disso, algumas lavouras de soja do extremo norte do Mato Grosso apresentam altos índices de grãos ardidos e alguns até já apodreceram. É difícil mensurar as reais perdas que isso poderá trazer a produção do estado, mas é fato que vários produtores dessas localidades terão redução nas médias de produtividade.

 

Tendência

O tempo fechado e com chuva a qualquer hora do dia deverá se manter inalterado ao longo dos próximos dias. Somente em meados da semana que vem é que o tempo volta a abrir e, com isso, os produtores conseguirão prolongar seus trabalhos de campo por mais horas durante o dia. Mas, até lá, os trabalhos de colheita e plantio irão ser paralisados ao longo do dia por conta dessas pancadas de chuvas.

 

Já no Sul, o tempo aberto, principalmente no Paraná, Mato Grosso do Sul e em São Paulo manterão as condições bastante favoráveis aos trabalhos de campo. Nessas áreas, há previsão de chuva já no inicio da semana que vem, ou seja, até o momento as condições meteorológicas estão bastante favoráveis à produção agrícola.

 

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora