CLIMA DE VIAGEM

Curta os dias frios nas cidades históricas mineiras

por Redação

Oferecimento

Com diversas opções, locais são ideais para passeios a dois, com os amigos ou mesmo para os viajantes desacompanhados

 

Se você está comemorando a chegada do inverno, uma boa forma de curtir tudo o que os dias gelados têm de melhor para oferecer é viajar. Com as férias de julho de aproximando, as cidades históricas são uma excelente opção para desfrutar do frio, experimentar diferentes sabores e conhecer novas culturas.

 

E quando falamos dessas características não há como não pensar no estado de Minas Gerais, que se destaca no quesito. Com diversas cidades charmosas para serem aproveitadas durante o frio, a região chama a atenção de todos, tornando-se um dos principais destinos de inverno no país. Confira abaixo algumas opções para o seu roteiro de viagem:

 

Ouro Preto
Famosa por sua arquitetura colonial e fundada por bandeirantes, a cidade possui diversos museus e igrejas históricas. Na Praça Tiradentes, um dos pontos mais visitados, estão o Museu da Inconfidência e a Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho, um dos principais artistas brasileiros. Há ainda a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; o Museu do Aleijadinho; a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, uma das mais ricas em ouro; a Casa dos Contos, uma antiga casa de pesagem e fundição de ouro extraído na região; e, para quem deseja comprar uma lembrança, a Feira do Largo de Coimbra, popularmente conhecida como a “A Feirinha de Pedra Sabão”.


Tiradentes

O passeio pelas ruas de pedra do centro é a opção ideal para quem quer começar a conhecer a cidade, passando por atrações como a Igreja Matriz de Santo Antônio e o Chafariz de São José. Para conhecer o centro histórico de uma forma diferente e divertida, a sugestão é embarcar no passeio de jardineira, um charmoso veículo de 1935.  A visita dura 1h30, com várias paradas, custa R$ 50 por pessoas e o carro parte do Largo das Forras.


Diamantina

Conhecida por ser a cidade onde Juscelino Kubitschek passou a sua infância, Diamantina também é muito visitada por seus museus e igrejas históricas. Apesar da casa do ex-presidente do país ser um dos pontos turísticos mais visitados, outro local que merece destaque é a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a mais rica do município, com altares folheados a ouro e imagens portuguesas do século XVIII. Há ainda a Igreja São Francisco de Assis, famosa por suas pinturas no estilo rococó e com uma bela vista na torre dos três sinos.

 

 

São João Del Rei

Escolhida para receber a Tocha Olímpica neste ano, a cidade oferece diversas opções de passeio para os visitantes. Entre os pontos turísticos, conheça a Casa do Barão de São João Del-Rei, onde se hospedou. Dom Pedro II, em 1881, por ocasião da inauguração da Estrada de Ferro Oeste-Minas. O destaque também fica para a Maria Fumaça, que vai até Tiradentes e revela paisagens da região, marcada pelo Rio das Mortes.


Brumadinho

Sede de um dos museus de arte contemporânea mais importantes do mundo – o Instituto Inhotim –, a cidade recebe mais de 150 mil turistas anualmente. O município ainda tem como destaque a Serra do Rola Moça e o distrito de Casa Branca. Com várias pousadas charmosas, Brumadinho é ideal para viagens românticas.

 

 

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL