Os benefícios do consumo de água

23/02/2016 às 14:37
por Redação

Atualizado 21/12/2016 às 14:44

Oferecimento
Conheça alguns resultados que seu corpo pode ter com uma boa hidratação

Essencial para o bom funcionamento do corpo, á água proporciona diversos benefícios para a saúde.


Apesar de parecer abundante, a água potável, própria para consumo humano, é um bem cada vez mais raro e precioso, que deve ser usado com sabedoria, evitando-se o desperdício.


Fundamental para a manutenção da vida e também para o funcionamento regular do corpo, a água é utilizada em vários processos do organismo e constitui cerca de 75% do corpo humano. Conforme explica a diretora do Núcleo de Endocrinologia do A.C.Camargo Cancer Center, Dra. Joilma Rodrigues de Lima, ela é importante na lubrificação dos órgãos, na proteção das articulações, no funcionamento do sistema nervoso central, na digestão dos alimentos pela saliva, suco gástrico, pancreático e biliar, na proteção dos olhos pelo filme lacrimal, na regulação da temperatura corporal, entre outros.

Apesar da crença generalizada de que se deve consumir dois litros de água por dia, é preciso estar atento aos diferentes fatores que influenciam o balanço hídrico do corpo. Quem pratica atividade física, por exemplo, tende a perder mais água devido à transpiração excessiva. Outro fator é o Clima. Em lugares quentes e secos, a perda líquida é maior. É importante observar, no entanto, que para beber água não se deve esperar a sede - sinal de alerta de que o nível hídrico do corpo já está baixo! Além disso, é preciso ter cuidado especial com os recipientes que armazenam água. Estudos já indicam que o plástico pode liberar substâncias nocivas ao organismo, como o Bisfenol-A.

Esteja atento e descubra mais sobre os benefícios do consumo regular de água para o corpo:


Fonte: A.C.Camargo

Dra. Joilma Rodrigues de Lima - CRM 92102
Diretora do Núcleo de Endocrinologia