Sol forte no Rio para as dispustas deste sábado

05/08/2016 às 22:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Vento pode surpreender no domingo

Depois da abertura oficial, é neste fim de semana que os jogos olímpicos no Rio De Janeiro começam para valer.

As disputas se estendem desde começo da manhã até o fim da noite, sem falar nos espetáculos que acontecem todos os dias para animar e confraternizar os milhares de turistas que estão no Rio para ver e curtir as Olimpíadas.

Tudo que ocorre ao ar livre sofre a influência das condições do tempo. Até o fim dos jogos paralímpicos, em 18 de setembro, algumas frentes frias vão passar pelo Rio de Janeiro mudando a direção e a velocidade dos ventos, agitando o mar, provocando chuva. Vamos ter dias bem quentes e massas polares esfriando o ar.

 

Neste fim de semana, uma frente fria vai chegar ao Rio de Janeiro, mas com fraca intensidade. A maior influência desta frente fria será mudar a direção e a velocidade dos ventos durante o domingo.

Neste sábado, 6 de agosto, os atletas vão sentir um calor que ainda não ocorreu no Rio nos últimos dias. O dia amanhece fresco, mas com o sol forte e o vento quente do quadrante norte começando a soprar sobre a cidade, a temperatura sobe rapidamente. A sensação de calor predomina na maior parte do dia, com os termômetros ficando acima dos 30°C do fim da manhã até quase o fim da tarde.

Para o domingo, a previsão também é de sol forte e calorão no Rio de Janeiro, mas as modalidades que sofrem maior influência do vento vão sentir a brusca mudança na direção e na velocidade a partir do meio da tarde, quando a frente fria chegar ao Rio.

 

No Clima de Viagem: dicas para aproveitar as Olimpíadas ao ar livre

 

Calor e pouco vento

O Rio de Janeiro fica ensolarado neste sábado os todos os atletas que tiverem competições pela manhã e à tarde vão sentir o sol forte o dia todo. Praticamente não deve haver nuvens durante o dia para fazer sombra e aliviar a insolação. O nível de umidade no ar fica abaixo do que foi observado nos últimos dias. Nas horas mais quentes, a umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 50%. O ar mais seco reduz a sensação de calor, mas ventos fracos tendem a aumentar o calor em alguns momentos.

 

Atletas do vôlei de praia treinaram sob sol forte em Copacabana nesta sexta-feira.

 

Os ventos fracos ajudam no melhor desempenho do tiro com arco que ocorre no Sambódromo. O futebol, o vôlei de praia, o tênis e o ciclismo não terão problemas com o vento neste sábado.

O sol forte e a alta temperatura o dia todo certamente serão motivos de maior desgaste para os atletas de todas as modalidades. O ar seco à tarde também poderá incomodar um pouco.

As disputas ao ar livre à noite serão beneficiadas por uma temperatura agradável, sem calor e nem frio intensos, e também pelo nível de umidade do ar confortável, acima dos 60%.

 

Influência do tempo em cada modalidade

Neste sábado, ao ar livre, ocorrem provas de tiro com arco, remo, tênis, rugby de 7, hóquei sobre grama, pólo aquático, futebol, ciclismo de estrada e vôlei de praia.

Confira quais fatores meteorológicos podem ter maior influência em cada modalidade.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%