Dicas fáceis para acabar com os ácaros neste inverno

14/07/2017 às 14:44
por Redação

Atualizado 20/06/2018 às 11:23

Oferecimento
Livre-se dos ácaros e evite alergias respiratórias!

É no inverno que os ácaros mais incomodam! Aqueles casacos e cobertores que saem do armário já vêm cheios desses organismos microscópicos que provocam alergia em grande parte da população!

 

Confira a previsão do inverno 2018!

 

Sensação de ardência na vista, vermelhidão nos olhos, espirros e coceira na pele. Esses são alguns dos sintomas mais comuns provocados pelas alergias, um problema que atinge quase 30% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a chegada das estações mais frias, o ar fica cada vez mais seco, o que consequentemente aumenta as crises alérgicas de doenças respiratórias crônicas como rinite, sinusite, asma e bronquite. Em cidades com altos índices de poluição, como São Paulo, é difícil encontrar alguém que escape desses problemas respiratórios.

 

Fonte: Shutterstock

 

Os ácaros podem agravar essas alergias respiratórias. De acordo com Alfredo Lara, otorrinolaringologista do Hospital CEMA, esses microrganismos estão presentes em nosso cotidiano durante todo o ano, mas é no inverno o período de maior proliferação. “Nessa época as pessoas acabam utilizando mais roupas, cobertores e mantas, além de manter os ambientes fechados durante a maior parte do tempo. Em situações como essas, eles acabam se multiplicando”, diz.

 

Arnaldo Braga Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, conta que esses bichinhos gostam de tecidos e umidades. “Quando tiramos o que estava guardado no armário, por exemplo, começamos a espirrar, dando início a um processo de alergia respiratória. Os ácaros costumam se instalar em lugares como colchões e travesseiros. Em um colchão, por exemplo, moram cerca de cinco milhões deles”, afirma.

 
Gripes e resfriados também são comuns no inverno! Veja como se proteger!

 

E agora?

 

A recomendação dos especialistas é evitar deixar peças de roupas guardadas por muito tempo e, antes da utilização, colocá-las em um banho de sol. “É importante abrir o guarda-roupa, evitar cortinas e deixar os ambientes arejados e iluminados. A higiene nasal com soro também é ideal em qualquer época do ano. É interessante procurar um especialista logo nos primeiros sintomas, até para evitar problemas mais graves”, explica Lara.

 

Veja como deixar sua pele incrível neste inverno!

 

Dicas caseiras!

 

O médico destaca que os ácaros odeiam o sol. Por isso, atos como lavar as peças e colocá-las para secar em dias quentes já eliminam metade dos causadores de alergia. “Uma dica caseira é diluir vinagre em água e passar essa mistura com um pano em cima das roupas. Isso consegue eliminar quase 100% dos ácaros. Além disso, é ideal trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana e substituir o colchão a cada três ou quatro anos”, finaliza.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

33°
max

25mm / 83%