Saiba quais são as melhores frutas para consumir em setembro no Sudeste

18/09/2017 às 12:23
por Redação

Oferecimento
Frutas saborosas, nutritivas e produzidas com menor impacto ambiental

Por Instituto Akatu

 

Hoje em dia, uma grande variedade de frutas e hortaliças pode ser encontrada nas feiras e nos supermercados durante o ano todo. Isso é possível com o uso de técnicas de produção agrícola, o que envolve estufas, sementes modificadas e maior uso de pesticidas e fertilizantes.

 

Cada fruta ou hortaliça tem um ciclo natural de crescimento e amadurecimento, já que cada planta tem “preferências” por determinados períodos por conta de suas condições climáticas. Por isso, o ideal é consumi-las na sua safra natural, quando elas estão mais nutritivas, saborosas e abundantes – consequentemente, mais baratas.

 

banana

Foto: Shutterstock

 

As “frutas da estação” geralmente são produzidas em locais próximos aos seus pontos de distribuição. Optar por consumi-las contribui para a redução do impacto ambiental uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor e o desperdício de produtos durante o seu transporte.

 

Com o objetivo de valorizar esses alimentos, o Instituto Akatu irá, todos os meses, divulgar quais são as frutas, verduras ou legumes “da estação”. Veja, a seguir, uma lista dos que geralmente apresentam boa colheita no mês de setembro, na Região Sudeste. Vale considerar que isso pode mudar se houver variações climáticas, entre outros fatores.