Queimadas no Brasil

08/09/2018 às 17:27
por Filipe Pungirum

Atualizado 10/09/2018 às 03:56

Oferecimento
Fumaça é transportada por grande parte da América do Sul.

Nesta época do ano, o ambiente fica mais seco e mais propício a queimadas no Cerrado e na Amazônia. As queimadas são muito comuns no Brasil pelos motivos mais diversos.

 

As queimadas possuem papéis bem distintos e controversos na natureza. Por exemplo, existem diversos estudos que associam essas partículas emitidas pela combustão do solo à diversas doenças respiratórias. Um outro exemplo é a destruição e a alteração de ecossistemas,  que causa impacto na fauna, na flora, na circulação de águas subterrâneas e no microclima da região. Apesar disso, também existem estudos que mostram a contribuição das queimadas no transferência de nutrientes entre biomas, como por exemplo, o transporte de nitrogênio e fósforo do Cerrado para a Amazônia, o que é vital para a floresta.

 

Por muitas vezes, as partículas emitidas em queimadas viajam longas distâncias na atmosfera, atingindo outras regiões, como na imagem do satélite GOES-16.

 

image

Fumaça na América do Sul. vista pelo satélite GOES 16. Fonte: NASA.

 

A imagem capturada às 9:00 no horário de Brasília, retrata a fumaça originada nos biomas do Cerrado e da Amazônia viajando à leste da cordilheira dos Andes, sendo transportada pelos Jatos de Baixos Níveis.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%