Frio e ressaca no RJ

21/07/2015 às 21:42
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar polar influencia todo o estado

Muitas nuvens, pouca chuva Depois do sol forte e do calor dos últimos dias, a passagem de uma frente fria deixa o tempo úmido e a temperatura amena no Estado do Rio De Janeiro nesta quarta-feira. Cariocas e fluminenses vão passar o dia com predomínio de céu nublado, mas não já previsão de muita chuva. Pode chover fraco ou apenas garoar.

 

Sensação de frio

A diferença na temperatura será muito grande. Sem o sol e com os ventos frios polares soprando moderados, a temperatura vai ficar amena o dia todo nesta quarta-feira. A queda da temperatura acontece em todo o Estado do Rio. A sensação será de frio no centro-sul fluminense. Na região do Grande Rio, a temperatura nesta quarta-feira cai mais ou menos 10°C em relação à terça. Na cidade do Rio, a máxima ficou em torno dos 32°C.

As imagens de satélite mostram o efeito da chegada da frente fria sobre o Rio de Janeiro a partir da tarde do dia 21 de julho. A nebulosidade aumentou em todo o Estado.

 

 

 

 

 

Confira a previsão para ao Estado do Rio de Janeiro

 

Vento forte e ressaca

O rápido deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical que se formou no litoral da Região Sul do Brasil provocou as fortes rajadas de vento sentidas em diversos locais na cidade do Rio de Janeiro nesta tarde desta terça-feira, 21 de julho.

No Forte de Copacabana, na zona sul carioca, as rajadas de vento chegam a 82 km/h, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. No aeroporto Santo Dumont as rajadas atingiram 61 km/h. No aeroporto Tom Jobim, as rajadas chegam a 51 km/h e a 55 km/h na base aérea de Santa Cruz.

O ciclone extratropical já está se afastando da costa da Região Sul do Brasil e as rajadas de vento enfraquecem bastante na tarde da quarta-feira. Mas o ciclone deixou um forte swell que chega ao litoral da Região Sudeste a partir desta quarta-feira.

 

Entenda como o ciclone extratropical provoca ventos fortes

 

 

 

As ondas crescem ao longo do dia no litoral do Rio de Janeiro e devem ter picos de 2,0 m a 2,5 m até a noite. Para a madrugada e manhã de quinta-feira, a previsão é ressaca com ondas de até 3,0 m.

Confira as ondas no Climasurf

 

Com a influência do El Niño, o que esperar da temperatura no inverno e primavera de 2015?

 

Rio de Janeiro (RJ), por Sissi Widmar

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

30mm / 67%