Chuva de janeiro supera a média em MG

22/01/2016 às 21:37
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva diminui, mas não para

Com a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, Minas Gerais recebeu um grande volume de chuva caiu por todo o estado no período de 15 a 22 de janeiro. Choveu 200 mm só neste período em muitas cidades mineiras. Vários rios e córregos transbordaram. O rio Doce transbordou em Governador Valadares e a população teme entrar em contato com a água misturada com a lama com restos de minérios do desastre da barragem de Mariana.

 

 

As cachoeiras estão volumosas novamente, mas as estradas de terra também voltaram a ficar perigosas por causa do excesso de lama.

 

 

 

Chuva diminui, mas não para

No fim de semana, ainda chove sobre Minas Gerais, mas a chuva já não será ser tão volumosa e constante. Porém, podem ocorrer pancadas moderadas a fortes. Até pelo menos a próxima quarta-feira as pancada de chuva tendem a ocorrer especialmente à tarde e à noite. O sol reaparece entre muitas nuvens e a temperatura sobe. A sensação será de ar abafado.

Mesmo com a tendência de diminuição da frequência da chuva, a população mineira deve ficar muito atenta para deslizamento e desmoronamento de terrenos e estradas. O solo vai permanecer encharcado por vários dias. A água que escoa do solo para os rios e córregos ainda poderá causar transbordamento.

 

Chuva supera a média

Minas Gerais está tendo este janeiro a chuva volumosa que não ocorreu nos últimos dois anos. O mês de janeiro normalmente é com muita chuva sobre Minas Gerais, e na Região Sudeste de forma geral, mas os bloqueios atmosféricos de janeiro de 2015 e de janeiro de 2014 dificultaram muito a chegada das frentes frias e não houve formação da ZCAS, como ocorreu esta semana. A ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul – é um sistema típico do verão no Brasil. Este sistema é caracterizado por grandes áreas de nuvens carregadas que ficam paradas por 5 a 10 dias sobre o Brasil provocando chuva constante e volumosa sobre parte do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e até do Nordeste. Em situações especiais, a ZCAS pode influenciar também parte do Sul do Brasil.

 

O mapa mostra o volume aproximado de chuva que caiu em algumas áreas de Minas Gerais de 1 a 22 de janeiro de 2016, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Quase todas as regiões mineiras acumularam, em média, de 300 a 350 mm de chuva. Algumas áreas receberam mais de 400 mm. O volume de chuva acumulado em 22 de janeiro superou a média histórica para o mês em toda as regiões de Minas Gerais.

 

  

 

O volume de chuva acumulado em 22 dias de janeiro superou a média histórica em praticamente todas as regiões mineiras. Em Belo Horizonte, choveu cerca de 272 mm e a média é de aproximadamente 274 mm.

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

21°
min

34°
max

12mm / 90%