Palmas tem fevereiro mais quente e seco em 22 anos

22/02/2016 às 12:25
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/02/2016 às 13:25

Oferecimento
Chance de chuva é baixa até o fim do mês

As condições meteorológicas sobre o Tocantins em fevereiro estão sendo completamente diferentes das observadas em janeiro. O estado está tendo dias sem chuva e com poucas nuvens. Com o sol aparecendo forte por muitas horas, as temperaturas estão mais altas do que o normal para este mês.

A situação atual é atípica porque fevereiro ainda é época de chuva sobre o Tocantins. O estado tem basicamente duas estações no ano: o período chuvoso de novembro a março e a época de seca de abril a outubro. Ainda chove cerca de 100 mm em média em outubro e em abril, mas de abril a setembro, o tempo fica muito seco e os eventos de chuva são realmente raros.

 

Palmas, capital do Tocantins, esta sentindo as condições incomuns de fevereiro de 2016. Faltando apenas 1 semana para terminar o mês, o total de chuva registrado foi de apenas 3,8 mm. A média de chuva para o mês fica é de a aproximadamente 217 mm e é o segundo mês com mais chuva no ano. Por causa da falta de chuva, a temperatura tem estado muito mais alta do que o normal. A média das temperaturas máximas registradas em 21 dias foi de 36,6°C, sendo que a média normal para fevereiro é de 30,6°C.  O calor está seis graus acima do normal e em 21 dias só choveu 2% da média.

 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia faz medições regulares em Palmas desde outubro de 1993. Desde esta época, nunca houve um fevereiro tão quente e seco como o deste ano.

A chance de chuva sobre o Tocantins até o fim do mês é baixa.

 

A imagem de satélite da Região Norte mostra o Tocantins com predomínio de tom marrom que indica poucas nuvens.

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

25°
min

33°
max

8mm / 90%