Norte registra maiores volumes de chuva no Brasil

25/02/2016 às 15:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Volta a chover sobre o Tocantins

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o sul da Região Norte deixando as nuvens mais carregadas sobre o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas. A Zona de Convergência Intertropical tem influenciado o Amapá nos últimos dias aumentando a chuva sobre a região Macapá.

Rondônia, Acre e Amapá registraram os maiores volumes de chuva no Brasil no período entre 9 horas do dia 24 e 9 horas de 25 de fevereiro.

 

 

 

 

Maior chuva em 24h no ano em Macapá

Em Macapá, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 73,3 mm de chuva entre 9 horas do dia 24 e 9 horas de 25 de fevereiro. Este foi o maior volume de chuva no ano em Macapá em um período de 24 horas.

O total de chuva acumulado em 25 dias de fevereiro foi de 491,8mm, quantidade que está 42% acima da média normal para este mês que é de aproximadamente 350 mm.

A chuva de fevereiro na região de Macapá está o oposto do que foi em janeiro. No mês passado faltou muito chuva. O volume acumulado ficou 65% abaixo do normal.

 

Volta a chover no Tocantins

A umidade aumentou sobre o Tocantins e muitas nuvens se formaram sobre o estado nesta quinta-feira. As pancadas de chuva voltam a ocorrer nos últimos dias de fevereiro inclusive na capital, Palmas, mas não vai chover o suficiente para repor a deficiência observada até agora.

O Tocantins teve pouquíssima chuva até agora em fevereiro, o que deixou todo o estado muito quente. Em Palmas, fevereiro de 2016 está sendo o fevereiro mais seco desde1993, quando as medições começaram a ser feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

Confira a previsão para a Região Norte

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

34°
max

10mm / 80%

Macapá - AP

25°
min

31°
max

15mm / 83%