Muita chuva no sul do RS

26/03/2016 às 07:43
por Paulo

Atualizado 26/03/2016 às 13:23

Oferecimento
PR e SC esfriam na segunda-feira

Um sistema de baixa pressão atmosférica que se formou no interior do estado do Rio Grande do Sul desloca lentamente em direção a costa neste sábado e intensifica áreas de chuva no sul do estado.

 

 

Grandes volumes de chuva já foram acumulados no Rio Grande do Sul entre a manhã de sexta e a manhã deste sábado. Em Camaquã choveu 148,2 mm entre 9 horas do dia 25 de março e 9 horas do dia 26, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Isto é mais do que a média de chuva para todo o mês de março que é de 108 mm.

 

Este sistema de baixa pressão está associado a condições de altitude e devido a presença de forte alta pressão ao largo da costa argentina, o contraste entre massas de ar é intenso e forma uma frente denominada de oclusão.

O vento sopra forte de leste-nordeste junto à costa e a velocidade sustentada pode superar 70km/h. A previsão é de chuva intensa a partir do meio da manhã que persistem durante todo o período da tarde e início da noite.  Localidades como Bagé, Pelotas, Rio Grande, Canguçu e Camaquã ficam em alerta para chuva e ventos fortes neste período.

A massa de ar que acompanha esta frente de oclusão avança de oeste e provoca queda de temperatura principalmente sobre o estado de Santa Catarina e sul do Paraná a partir de domingo. Na segunda e na terça-feira, algumas áreas de Santa Catarina podem ter temperatura próxima a 5°C ao amanhecer.