Semana com temporais no RS

04/04/2016 às 12:26
por Josélia Pegorim

Atualizado 05/04/2016 às 09:09

Oferecimento
Baixa pressão influencia o estado

 

A população do Rio Grande do Sul deve continuar atenta esta semana para o risco de fortes pancadas de chuva. Enquanto um sistema de alta pressão (reduz a nebulosidade e condições para chuva) predomina sobre o Paraná e sobre Santa Catarina, um sistema de baixa pressão (que concentra a umidade e aumenta a chuva) vai influenciar o Rio Grande do Sul.

A circulação do sistema de alta pressão é mais intensa e vai bloquear o sistema de baixa pressão sobre norte da Argentina. Além do Rio Grande do Sul, a baixa pressão terá grande influência também sobre o Uruguai e o centro-leste da Argentina, mantendo estas áreas constantemente sob nuvens carregadas, com potencial para a provocar pancadas de chuva frequente.

 

 

 

Temporais na fronteira com o Uruguai

maior risco de temporais no Rio Grande do Sul é na região da fronteira com o Uruguai. Até o começo da próxima semana, várias áreas de instabilidade vão passar sobre o extremo sul gaúcho provocado temporais. Em apenas cinco dias, até o dia 10 de abril, pode chover de 100 a 200 mm em algumas áreas, o que representa mais chuva do que a média normal para abril. Entre os dias 9 e 11 de abril, o risco de tempestades é ainda maior por causa da aproximação de uma frente fria moderada a forte.

 

 

 

No  mapa, os tons de verde escuro representam volumes de chuva acima de 100 mm acumulados no período de cinco dias.

 

 

Nuvens de temporal chegando à Rosário do Sul em 04/04/16