Chuva de bloqueio alaga a Argentina e Uruguai

15/04/2016 às 17:43
por Josélia Pegorim

Atualizado 15/04/2016 às 22:21

Oferecimento
Plantações de soja são afetadas

O mesmo bloqueio atmosférico que está impediu a passagem das frentes frias pelo Sul do Brasil e a ocorrência de chuva em muitas áreas do país na primeira quinzena de abril, está mantendo o Uruguai e várias províncias do centro-leste da Argentina, incluindo a região de Buenos Aires, debaixo de muita chuva.

 

 

O excesso de chuva já causou grandes inundações deixando cidades e áreas de produção agrícola completamente alagadas. As aulas escolares foram suspensas em algumas localidades, segundo notícias de jornais argentinos, e já se fala numa grande perda nas plantações de soja Na Argentina, as províncias mais afetadas pela chuvarada são Entre Rios, Santa Fé, Córdoba, Corrientes e a de Buenos Aires.

A chuva muito acima do normal ocasionou a elevação do nível dos rios. Segundo informação da imprensa argentina, a cidade de San Javier, na província de Santa Fé, choveu mais de 600 mm na primeira quinzena de abril e foi decretada “emergência hídrica, econômica e sanitária”. As estradas de acesso estão interditadas.

O mapa mostra a projeção de chuva para a América do Sul até 20 de abril. As cores laranjada e rosa sobre o Uruguai e Argentina indicam volumes de chuva de 100 a mais de 200 mm que poderão ser acumulados tem cinco dias.

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica porque tem chovido tanto no Uruguai e na Argentina e quando a situação vai melhorar.