Frente fria provoca chuva no Sul

21/04/2016 às 11:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Fim de semana de alerta no RS

O tempo está mudando no Sul do Brasil. Nuvens de chuva voltam a se espalhar também sobre Santa Catarina e Paraná. Nos últimos dias, a chuva tem caído forte só na fronteira com do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul espalha áreas de instabilidade sobre os três estados. Nesta sexta-feira as pancadas de chuva vão ocorrer principalmente sobre Santa Catarina e Paraná. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos, mas a chuva não será volumosa e persistente como a que ocorreu no sul do Rio Grande do Sul. A chuva dá uma trégua na fronteira com o Uruguai, mas volta com força no fim de semana.

Nova frente fria forte no fim de semana

No fim de semana, o calor ainda será intenso no Sul e uma nova frente fria chegará com muita força aumentando o risco de ventania e de tempestades.

No sábado, a chuva volta a se concentrar sobre o Rio Grande do Sul, onde pode chover forte. Santa Catarina também terá pancadas de chuva, mas a chance de chover sobre o Paraná é baixa.

 

 

A sequência de mapas mostra a previsão da chuva sobre o Sul nos próximos dias. A chuva mais intensa é representada pelos tons de verde.

 

 

 

 

 

 

Alerta para tempestades

O domingo será de alerta para nova onda de temporais sobre o Rio Grande do Sul com a chegada de uma frente fria muito forte. Esta segunda frente fria vem associada a uma grande massa de ar frio que vai entrar em choque com o ar muito quente que predomina sobre o Brasil, no norte da Argentina e sobre o Paraguai.

O acentuado choque térmico, a forte queda da pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina, Uruguai e Paraguai e a circulação dos ventos nos níveis elevados da atmosfera vão colaborar para a formação de nuvens extremamente carregadas com grande potencial para tempestades.

Além da chuva muito intensa sobre o Rio Grande do Sul, as rajadas de vento podem até superar os 100 km/h. Em Santa Catarina e no Paraná é o calor e ventos fortes que vão chamar mais atenção no domingo, mas a chance de tempestades é grande na segunda-feira.