Frente fria chega ao ES e ao norte de MG

28/04/2016 às 00:57
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calorão vai embora

Cidades o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo ficaram entre as 10 mais quentes do Brasil nesta quarta-feira, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Em Alegre (ES), a temperatura chegou aos 38°C e em Alfredo Chaves a 38,4°C. Governador Valadares registrou máxima de 38,3°C.

 

 

 

 

O calorão está com horas contadas

A forte frente fria que entrou no Brasil provando temporais e derrubando a temperatura chega nesta quinta-feira ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais causando uma grande mudança no tempo. Depois de um dia ensolarado, muitas nuvens voltam a se formar e várias pancadas de chuva vão ocorrer.  A chuva não deve ser generalizada no norte mineiro, mas há risco de raios. Pode até chover forte em algumas áreas do sul capixaba.

 

 

 

Queda da temperatura

A combinação do excesso de nuvens, chuva e do ar polar que chega ao norte mineiro ao Espírito Santo faz a temperatura baixar. O calorão começa a diminuir nesta quinta-feira, mas a temperatura vai baixar mais até o sábado, quando ainda há condições para chuva.

Vai refrescar bastante até lá, mas a temperatura volta a subir na próxima semana. A chuva desta frente fria não vai reverter o quadro de seca e nem vai se prolongar por muitos dias.

A nebulosidade a chuva desta frente fria ainda se espalham até sábado sobre o Rio de Janeiro e outras áreas de Minas Gerais.

 

Por que não esfria muito no ES e no norte de MG?

Por causa da localização geográfica, o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais estão sempre mais distantes do centro das massas polares, que são as regiões onde o frio é mais intenso. O ar frio chega primeiro e com mais força aos estados do Sul ou a São Paulo e ao Mato Grosso do Sul do que ao Espírito Santo e ao norte mineiro. Além disso, nem todas as massas polares que  chegam ao Brasil são fortes o suficiente para influenciar estas áreas da Região Sudeste.

 

Esta enorme massa polar que entrou no Brasil provoca frio até na Região Norte.

 

NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS

por Allison Pires dos Santos
06/11/21 às 08:09

chuvarada

tarde de muita chuva e alagamentos em slz

por Rafael Oliveira
06/03/21 às 07:36

Frio em Curitiba!

Noite de frio em Curitiba!
Tarde com sol

por Santos Albuquerque
06/03/21 às 02:18

Tarde com sol

Calor na Capital
ENVIE SUA FOTO OU NOTÍCIA

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

12°
min

21°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

17°
min

24°
max

10mm / 80%