Incêndio no Canadá visto por satélite

05/05/2016 às 22:49
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Fogo ainda está sem controle em Alberta

Um incêndio florestal de grandes proporções na província de Alberta, no Canadá, continuava sem controle nesta quinta-feira, 5 de maio de 2016. Esta é uma das mais importantes regiões produtoras de petróleo do mundo. As altas temperaturas ajudaram a aumentar o fogo.

Toda a população da cidade de Fort McMurray, onde ocorre o incêndio, teve que ser evacuada. São quase 90 mil pessoas que tiveram que deixar suas casas, o que provocou enormes congestionamentos nas estradas. A província de Alberta decretou estado de emergência, segundo informações da BBC.

Este incêndio é tão gigantesco que a área em chamas pode ser vista claramente em imagens de satélite, bem como a extensa capa de fumaça que já se espalha sobre parte do território canadense.

A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration) e a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, divulgaram nesta quinta-feira, 5, uma impressionante imagem deste incêndio no Canadá visto pelos sensores VIIRS (Visible Infrared Radiometer Imagem Suite) do satélite Suomi NPP.

 

 

 

A imagem é uma composição de imagens no modo visível e no modo térmico, o que permite distinguir claramente o que é nuvem, fumaça, terra e os focos de fogo ativos. O calor produzido por este grande incêndio é tão intenso que foi detectado facilmente pelos sensores do satélite que está a cerca de 824 km de altitude no espaço.