Oferecido por
As nuvens carregadas de uma frente fria e de um ciclone extratropical já saíram do Sul do Brasil, mas nesta terça-feira a população da Região volta a sentir mais frio e quem está nas áreas de litorâneas enfrenta ventos fortes e ressaca.
Depois dos temporais da frente fria, a forte massa de ar frio polar que veio com ela faz a temperatura baixar novamente. O período de maior atuação desta massa de ar polar começa nesta terça-feira, 17, e vai até o dia 19, quinta-feira. Esta massa polar é forte, mas sei centro, que é a região mais fria, está na Argentina e não deve conseguir passar sobre o Sul do Brasil, como aconteceu na última semana de abril. Assim, o frio desta vez não será tão severo como o do fim do mês passado. Não há expectativa de novo recordes.
O mapa mostra a posição esperada para às 9 horas desta terça-feira, 17 de maio, do centro do ar polar (A) e do centro do ciclone extratropical (B).
Mar muito agitado
O ciclone extratropical que se desloca pelo litoral da Região Sul provoca ventos fortes que deixam o mar muito agitado. Ondas em torno dos 3,0 metros devem passar pelo costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nas próximas 48 horas. O mar fica com ressaca e perigoso para a navegação.
Semana termina em temporais
A partir de sexta-feira, 20 de maio, novas áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul e há risco de novos temporais.
Risco de Geada
A temperatura diminui bastante nos próximos três dias. As noites ficam mais geladas até o dia 19 e os termômetros devem atingir valores abaixo de zero na parte mais elevada das serras gaúcha e catarinense.
Se você é agricultor, fique atento para a previsão de geada. O risco do fenômeno ocorrer é grande especialmente na quarta-feira. A geada nos próximos dias não deve ser tão forte como a do fim de abril.
Confira a previsão para a Região Sul.