Mais chuva e ventania para o Sul e Sudeste

18/05/2016 às 20:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Volta a chover no Sul nesta sexta

 

Grandes e rápidas mudanças na circulação dos ventos e na pressão atmosférica voltam a ocorrer nas próximas 48 horas na região entre o Sul do Brasil, o norte da Argentina e o Paraguai. No lugar do ar frio polar que deixa a temperatura baixa e o tempo firme, teremos nuvens carregadas que provocam chuva e ventos fortes.

Os mapas mostram esta transformação através da posição dos centros de alta pressão (massa polar) e de baixa pressão na região entre o Sul do Brasil, o norte da Argentina e o Paraguai. A queda da pressão do ar vai gerar nuvens carregadas que vão se espalhar entre o Sul do Brasil, São Paulo e Mato Grosso do Sul a partir da sexta-feira e principalmente no fim de semana. Além disso, uma nova frente fria estará avançando sobre o Sul trazendo um forte massa de ar polar.

 

 

 

 

A situação é muito preocupante, pois as condições meteorológicas básicas são parecidas com as que provocaram as tempestades no Sul no domingo, 15 de maio, e em São Paulo na segunda-feira, 16 de maio. Um novo ciclone extratropical (B) deve se formar e desta vez tende a se deslocar mais próximo da costa de São Paulo e do Rio De Janeiro.

 

 

 

O fim de semana de 21 e 22 de maio e a segunda-feira, 23 de maio, serão novamente de muita atenção para o risco de temporais com ventania incomum. Não se pode prever com esta antecedência que vão ocorrer tornados ou micro explosões, mas a situação meteorológica é perigosa.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre o risco de chuva e de ventania com a nova frente fria

 

Temporais

 

 

 

 

Ciclone extratropical

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%