Chuva não dá trégua no PR, MS e SP

01/06/2016 às 22:12
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Alerta para temporais

A população dos estados do Paraná, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul deve ficar muito atenta às condições do tempo e à previsão meteorológica para os próximos dias. Os temporais observados nos três estados desde a segunda-feira vão se repetir outras vezes até a segunda-feira. No Paraná, a chuva se concentra no centro-norte e no leste o estado, podendo cair forte também sobre a Grande Curitiba. Em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, o risco de temporais é para todas as regiões dos dois estados.

A circulação dos ventos em diversos níveis atmosféricos força uma concentração de umidade sobre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, o que facilita a formação e alimenta as nuvens carregas que crescem sobre estes estados. As pancadas de chuva vão continuar frequentes até a segunda-feira e há risco de temporais. Além da chuva intensa, não se pode descartar a queda de granizo. Rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h podem ocorrer nos três estados.

 

 

 

 

O mapa mostra a estimativa do total de chuva que poderá ser acumulado até 6 de junho. Os tons de verde indicam volumes de 100 a 200 mm. Esta projeção de chuva volumosa para o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul vem sendo confirmada há vários dias, o que aumenta a confiabilidade. Volumes da ordem de 100 mm representam mais chuva do que normalmente ocorrer durante todo o mês de junho

 

 

Frio depois da chuva

A chuva só vai parar com a entrada de ar frio e seco de uma forte massa de ar polar. Isto deve ocorrer só após o dia 8 de junho. Até lá, o tempo úmido vai predominar e com temperatura em declínio.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Curitiba - PR

14°
min

25°
max

5mm / 90%