Sul volta a registrar temperatura negativa

03/06/2016 às 12:04
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frio aumenta nos próximos dias

 

O Sul do Brasil já está sob a influência de outra massa de ar polar. A temperatura baixou um pouco mais nos três estados nesta sexta-feira e o dia amanheceu gelado, com temperaturas abaixo dos 10°C em praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no sudoeste e sul do Paraná. Mas nas regiões mais elevadas da serra catarinense , o frio foi intenso, com temperatura abaixo de zero.

O mapa mostra as temperaturas mínimas registradas pelo Inmet às 7 horas (Brasília) de 03/06/16

 

 

 

A menor temperatura na Região Sul, e no Brasil, em 3 de junho foi de 2,2°C negativos em Urupema, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina. Em Bom Jardim da Serra, a temperatura chegou aos 0,7°C abaixo de zero. As temperaturas foram medidas pelo Epagri-Ciram. No Paraná, segundo Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura foi de 2,8°C em General Carneiro. No Rio Grande do Sul, a menor temperatura foi de 1,0°C em Vacaria.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia confirmou a ocorrência de geada moderada em Lages (SC), onde a temperatura mínima foi de 0,9°C, e de geada fraca em São Joaquim, onde a mínima foi de 1,2°C.

 

 

 

Frio vai aumentar

O primeiro fim de semana de junho promete ser gelado no Sul. Para este sábado, há previsão de mais geada na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no sul gaúcho, na região da Campanha. O risco de geada no domingo é menor, mas volta a aumentar na segunda-feira na fronteira com o Uruguai.

A população dos três estados do Sul deve ficar atenta para o frio muito intenso na noite de segunda e madrugada de terça-feira, 7 de junho. A terça-feira deve amanhecer com muito fria, de forma geral com temperaturas entre 0°C e 5°C na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, no centro-oeste e sul de Santa Catarina e no sul do Paraná. Mas em várias áreas gaúcha e catarinense, a temperatura vai ficar abaixo zero. A terça-feira deve amanhecer com geada generalizada no Rio Grande do Sul, no centro-oeste e sul de Santa Catarina.

O ar polar terá forte influência sobre o Sul do Brasil durante toda a próxima semana. Nos próximos dias, todas as capitais devem bater os recordes de madrugada ou tarde mais fria de 2016, ou mesmo os dois recordes. Pode até gear na Grande Porto Alegre na segunda e na terça-feira.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%