Conheça o circuito do artesanato entre SP e MG

03/08/2017 às 12:50
por Redação

Atualizado 03/08/2017 às 13:05

Oferecimento
Cidades charmosas e ótimas para compras!

Alguns municípios de São Paulo e Minas Gerais têm a atividade como um dos principais atrativos para os turistas


Cada Região do país possui um charme diferente. Alguns por conta de suas belezas naturais, outros por sua rica história ou por sua cultura única. Dentre estes, existem os que se sobressaem pela sua produção local, se tornando referência quando o assunto é artesanato. Exemplos não faltam. Por isso, reunimos alguns dos principais destaques no eixo São Paulo-Minas, explorando cidades no interior desses estados, como Pedreira, Cunha, Resende Costa, Prados e Bichinho, famosas pelas suas artes.

 

Cidade de Pedreira, SP 

 

Começando por Pedreira, em São Paulo, encontramos diversas opções de peças em porcelana, cerâmica e gesso. São mais 450 empresas, dando a cidade o título de maior produtora de peças de porcelana da América Latina. Além disso, o local é um ótimo destino para quem procura louças e artigos domésticos, com inúmeras lojas e fácil acesso para os turistas.

 

Cidade de Cunha, SP

 

Já a terra dos ceramistas, como é chamada a cidade de Cunha (SP), abriga ateliês em suas íngremes e charmosas ladeiras. Nas férias de julho, os visitantes podem acompanhar um espetáculo promovido pelos ceramistas, que consiste na abertura de uma fornada. Se você está pensando em visitar uma dessas cidades nesse período, não se esqueça das roupas de frio já que a temperatura média em ambas é de aproximadamente 15°C.


 

Cidade de Prados, MG

 

Seguindo para Minas Gerais, encontramos outras duas cidades que também possuem uma forte cultura do artesanato. Em Prados, a prática é a maior fonte de renda e empregos da região, além de ter um papel fundamental na inclusão social. Ali os destaques são as peças entralhadas em madeira, que fazem sucesso com os visitantes.

 

Distrito de Bichinho, Prados, MG

 

Bichinho, distrito de Prados também produz diversos produtos artesanais com papel machê, lata, fios têxteis e madeiras, onde são esculpidos animais como jacarés, tamanduá, onça, peixes, entre outros. A temperatura mínima das cidades durante o inverno fica em média na casa dos 9°C.

 

Cidade de Resende Costa, MG


Ainda na região de Minas, outra localidade que se destaca pelo trabalho manual, porém com um foco maior na produção têxtil, é a cidade de Resende Costa, onde podem ser encontradas diversas lojas que produzem e vendem esse tipo de arte. A temperatura média do local nos meses de junho e julho é de 16°C. Um bom estímulo para visitar todas as lojas experimentando a maciez e o quentinho das peças, como mantas, colchas e almofadas.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%