Nordeste - tendência para o inverno 2016

18/06/2016 às 15:41
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Costa leste terá mais chuva

 O solstício de inverno ocorre no dia 20 de junho, às 19h34, pelo horário de Brasília. É o início oficial da estação que vai até o dia

O forte fenômeno El Niño que se formou em 2015 desregulou muito a chuva sobre o Nordeste. No verão 2015/2016, a chuva veio volumosa para a Bahia, mas apenas em janeiro. No norte da Região, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte e a Paraíba, onde normalmente o verão é época mais chuvosa, faltou chuva por causa do El Niño. No outono, a chuva começa a aumenta na costa leste e vai diminuindo no norte do Nordeste. Mas com o El Niño ainda ativo no começo do outono, mesmo enfraquecido, a  chuva também foi parcialmente comprometida.

O inverno ainda é época de chuvas frequente e de eventos de chuva forte na costa leste do Nordeste. Mas o tempo seco, com pouca ou nenhuma precipitação já predomina no restante da Região. Algumas frentes frias conseguem chegar sobre a Bahia causando chuva e também queda da temperatura.

Os mapas mostram a Climatologia de chuva para  Nordeste nos meses de inverno, julho, agosto e setembro. Os maiores volumes de chuva se concentram na costa leste, especialmente em julho. A partir de agosto, a chuva diminui de forma geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

O inverno de 2016 não terá mais a influência do El Niño e espera-se a formação de uma La Niña no decorrer da primavera. Este fenômeno, oposto ao El Niño, em geral favorece mais chuva para o Nordeste no verão.

Uma boa notícia: depois de meses de seca, a Bahia deve ser beneficiada com chuva em julho. Confira a tendência climática para o inverno do Nordeste com o meteorologista Alexandre Nascimento.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%