Tufão Nepartak passa por Taiwan com chuva de 400mm/8h

07/07/2016 às 21:46
por Josélia Pegorim

Atualizado 07/07/2016 às 22:41

Oferecimento
Saiba como é a chuva e a ventania reais de um tufão

 

No Brasil, estávamos começando a tarde de quinta-feira, 7 de julho de 2016, mas em Taiwan começava a madrugada da sexta-feira, 8 de julho. O Brasil quase sem nuvens, com a umidade relativa do ar chegando a 8% em Brasília, mas em Taiwan,  todo o país estava coberto pelas nuvens carregadas do super tufão Nepartak, que passava exatamente sobre o país e depois ia para a China.

O super tufão Nepartak entrou em Taiwan com ventos de mais de 200 km/h, chuva de mais de 400 mm em 8 horas e ondas de 9 metros.

Pela medição do serviço oficial de meteorologia de Taiwan, entre meia-noite e 8h30 de 8 de julho, a localidade de Hualien recebeu 409 mm de chuva. Isto significa que em 8 horas e meia  choveu o equivalente à chuva de um fevereiro em Belém, capital do Pará, onde fevereiro é o segundo mês mais chuvoso do ano com média de 417 mm. Outra comparação: choveu mais do que a média de chuva de janeiro em Ubatuba, no litoral de São Paulo, que é de aproximadamente 360 mm. Num outro local, em Taitung, choveu 368 mm entre a meia-noite e 8h30 da sexta-feira.

Em alguns locais do interior do Nordeste do Brasil, estes volumes de chuva representam mais da metade da média de chuva de um ano inteiro!

No mesmo período, Nantou acumulou 119,5 mm, Kaohsiung City recebeu 137,0 mm de chuva e Pingtung, 248,0 mm. Na capital de Taiwan, Taipei, que fica no extremo norte da ilha, o acumulado variava de 30 a 60 mm.

 

 

 

A parte mais intensa da instabilidade do tufão passou sobre o sul de Taiwan e por isto a chuva em Taipei não foi torrencial.

Na imagem de satélite, as nuvens com maior potencial para chuva extrema aparecem no tom de verde no sul de Taiwan.

 

 

Volumes de chuva extremamente elevados como estes causam grandes inundações e deslizamentos e são apenas um dos efeitos de um tufão. A ventania e as grandes ondas também  causam muitos danos.

Em Chenggon, no litoral sul de Taiwan, as ondas chegaram a 9,1 metros no fim da madrugada da sexta-feira, 8 de julho (fim da tarde em Brasília).

Uma bóia marítima em Taitung registrou ondas de 7,2 mm e rajadas de vento de 207 km/h às 5 horas da madrugada

Em Lundao, as rajadas de vento começaram a passar dos 80 km/h na noite da quinta-feira e foram aumentando com a aproximação do tufão alcançando 168 km/h às 5 horas da madrugada.

 

 

 

 

O super tufão Nepartak começou a perder força, mas ainda vai entrar na China muito forte. Um dos sinais de enfraquecimento é a perda da definição do seu olho. Outro fator que indica o enfraquecimento é o aumento da pressão no seu centro. Às 18 UTC desta quinta-feira (15 horas em Brasília), o valor mínimo da baixa pressão de Nepartak foi estimado em 930 hPa. No início a manhã do dia 6 de julho, a pressão mínima foi estimada em 900 hPa.

 

Pela análise da Agência Meteorológica do Japão, às 21 UTC de 7 de julho (18 horas em Brasília), a pressão mínima no centro de Nepartak era estimada em 935 hPa e o sistema se deslocava para oeste-noroeste com cerca de 15 km/h.

Seus ventos constantes eram da ordem de 167 km/h, mas com rajadas de até 241 km/h

 

Nepartak segue para a China nesta sexta-feira e deve tocar o solo chinês no fim da tarde ou noite de 8 de julho, em algum ponto do litoral das províncias chinesas de Fujian ou Guangdong.

 

 

Escala da chuva

Taiwan é um país frequentemente atingido por tufões. Os volumes de chuva provocado por tufões ou furacões são em geral excepcionais, extremos, muito acima do que a maioria das pessoas acharia que é uma chuva intensa. Qualquer tufão provoca chuva forte. Então é preciso definir uma escala de intensidade da chuva forte. Chuva forte, muito forte, extremamente forte passam a ser expressões com significados diferentes quando se está diante da chuvarada de um tufão.

Veja como é a escala da intensidade da chuva definida pelo serviço de meteorologia de Taiwan.

 

Chuva forte: total acumulado maior do que 80 mm/24h ou maior que 40 mm/1h

Chuva extremamente forte: total acumulado maior do que 200 mm/24 ou maior do que 100 mm/3h

Chuva torrencial: total acumulado maior do que 350 mm/24h

Chuva extremamente torrencial: total acumulado de 500 mm/24h ou mais

 

Veja o original em inglês

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

31°
max

30mm / 90%

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%