Granizo cobre estradas e campos em MG

04/10/2016 às 22:25
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Cidades de SP também foram atingidas pelo gelo

 

A primavera começou com aumento da chuva sobre a Região Sudeste do Brasil, mas também com a ocorrência de eventos de tempo severo, com chuva intensa, ventania e grande quantidade de granizo que já causaram graves prejuízos.

Na tarde e noite do dia 3 de outubro de 2016, uma forte linha de instabilidade se formou sobre São Paulo provocando temporais. As condições dos ventos e da pressão atmosférica fizeram com que grandes nuvens cumulonimbus se desenvolvessem, com muito gelo no seu interior. Estas nuvens depois se formaram também sobre cidades do Sul de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro.

A granizada e a ventania causaram grandes danos em plantações, destelharam casas e derrubaram árvores. As pedras de gelos voltaram a cair sobre plantações de café de São Paulo e do Sul de Minas.

A forte tempestade de granizo de 3 de outubro entre São Paulo e Minas Gerais foi o segundo evento deste tipo no Sudeste em cerca de duas semanas. No dia 25 de setembro uma intensa tempestade de granizo caiu no Sul de Minas atingindo a região de Boa Esperança e Campo do Meio.

A primavera é uma estação de grande contraste térmico. Massas de ar frio ainda se chocam com o ar quente sobre o Sudeste e provocam as nuvens de granizo. Outros eventos ainda poderão ocorrer até o fim da primavera. Temporal de granizo como o de Pratápolis (MG) já ocorreu este ano em Minas Gerais.

Confira as imagens destes impressionantes eventos de tempo severo que foram compartilhados com a Climatempo.

 

 

Tempestade de granizo na região de Pratápolis (MG) e Cássia (MG) em 3/10/16: estrada coberda de gelo

 

 

 

 

 

 

Tempestade em Bambuí (MG) : entre 9h de 3/10/16 e 9h de 4/10/16 choveu 88 mm

 

 

 

 

Granizo em São Joaquim da Barra (SP) em 3/10/16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja o evento de intensa queda de granizo do dia 25/9/16 no Sul de Minas

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

17°
min

30°
max

0mm / 0%