Frente fria enfraquece no RJ

04/11/2016 às 20:25
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva diminui no Grande Rio

As áreas de instabilidade de uma frente fria ficaram paradas sobre o Rio De Janeiro na sexta-feira, 4, mantendo a chuva sobre o estado. Mas neste sábado, a frente fria começa a enfraquecer e instabilidade. 

Todo estado do Rio tem um sábado nublado e com temperatura baixa para esta época do ano. A sensação é de frio nas cidades serranas. Ainda pode chover fraco no Grande Rio, na região dos Lagos, na Costa Verde e no Sul Fluminense. Na Região Serrana e no Norte Fluminense, o tempo permanece instável com chuva frequente, porém não há expectativa de temporais. Pode chover com moderada intensidade.

 

A temperatura fica amena com a combinação da chuva, falta de sol e ar polar.

 

 

A imagem de satélite, das 19h de 4 de novembro, hora de Brasília, mostra a nebulosidade da frente fria sobre o Rio de Janeiro que se estende também sobre parte de Minas Gerais e de São Paulo. As nuvens com maior potencial para chuva são representadas pelas manchas azuis e verdes.

 

 

 

Confira alguns volumes de chuva acumulados em 24 horas, pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

 

Temperatura sobe no domingo

A nebulosidade e as condições para chuva no estado do Rio diminuem no domingo com o maior afastamento da frente fria. O sol reaparece, mas entre muitas nuvens. Ainda pode chover a partir da tarde no interior e no Norte Fluminense, mas a chuva não deve persistir por muitas horas. A temperatura entra em elevação e a tarde já será com um pouco de calor.

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta porque esta frente fria ficou parada no Rio de Janeiro.

 

 

 

Tempestade em Resende

O INMET registrou 140,8 mm de chuva acumulada em 24 horas sobre Resende, no sul do estado do Rio. Foi o maior volume de chuva no Brasil registrado no período entre 10h do dia 3 a 10h de 4 de novembro (hora de Brasília). Este volume corresponde a quase toda a média de chuva para o mês que é de aproximadamente 180 mm.

 

Confira a tendência da chuva para o Brasil para 15 dias.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%