Baixa pressão aumenta a chuva no PR

11/11/2016 às 11:22
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Mar sobe no Sul e venta forte

Grandes áreas de instabilidade associadas a um novo sistema de baixa pressão no Paraguai já formam nuvens muito carregadas sobre o oeste do Paraná. A sexta-feira (11) começou com chuva forte na região e rajadas de vento que já chegaram a 90 km/h em Marechal Cândido Rondon. Ventos fortes, acima dos 70 km/h, também foram observados no interior do Rio Grande do Sul durante a madrugada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), São Luiz Gonzaga teve rajadas de 78 km/h, Bento Gonçalves de 73 km/h e Santa Rosa de 71 km/h. 



Essas nuvens pesadas tendem a se intensificar e se espalhar pelo Paraná e há alerta de mais temporais com ventos fortes no decorrer desta sexta-feira. "O pior da instabilidade fica sobre o Paraná, mas Santa Catarina e o Rio Grande do Sul também terão pancadas de chuva", avisa a meteorologista Fabiana Weykamp. 



Mar agitado 
Um ciclone extratropical está em alto mar, afastado da costa, na altura do Rio Grande do Sul e provoca uma elevação das ondas no litoral gaúcho nesta sexta. As rajadas de vento podem alcançar 70 km/h nas áreas litorâneas do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. Durante o fim de semana, a agitação marítima permanece no litoral dos dois estados. O aviso é da Marinha do Brasil, que prevê mar grosso, mas até o momento não há alerta para ressaca na Região Sul. 

Fim de semana prolongado 
O fim de semana prolongado do feriado de 15 de novembro vai continuar com pancadas de chuva no Paraná e ainda há risco de chuva forte, especialmente no norte do estado. Santa Catarina e o Rio Grande do Sul ficam livres da chuva. As pancadas de chuva retornam aos três estados no início da semana com a chegada de uma nova frente fria e a formação de novas áreas de instabilidade. 

Quer saber detalhes do tempo no Sul no feriadão dia a dia? Confira o Boletim com a previsão completa!

Super Lua
Santa Catarina e o Rio Grande do Sul serão os estados mais beneficiados do Sul para observar a Super Lua. Confira as condições de visibilidade e saiba como ver o fenômeno astronômico! Previsão de nebulosidade para a Super Lua
Você está convidado a clicar a Super Lua e enviar para nós! 
PARTICIPE do #Fotografeotempo!