Quando a chuva vai parar no Sudeste?

15/12/2016 às 22:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Veja a previsão para o fim de semana

A passagem de uma forte frente fria intensificou áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste do Brasil fazendo com que grandes volumes de chuva caíssem sobre o estado do Rio De Janeiro, em diversas áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo. A chuva forte e volumosa destruiu estradas, causou enchentes, mortes e grandes alagamentos.

 

 

 

Esta frente fria avança em direção do sul da Bahia nesta sexta-feira e a entrada do ar frio de origem polar pelo interior do Sudeste enfraquece as áreas de instabilidade. Assim, de forma geral, a chuva diminui e até para sobre grande parte do Sudeste, mas o perigo continua.

 

 

 

A população do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo deve ficar atenta a toda e qualquer movimentação de terra próximo da moradia de cada um, ao nível de córregos e rios próximos. O risco de deslizamento de encostas e de enchentes ainda é alto. Siga as orientações da Defesa Civil! Informe sobre possíveis perigos que esteja vendo no local onde você mora.

 

 

 

O mapa mostra o volume de chuva estimado para a Região Sudeste nos próximos 5 dias, até dia 20 de dezembro.  A chuva dá uma certa trégua ao Sudeste , mas vai voltar. Dezembro ainda reserva muita chuva para o Brasil.

 

Previsão da chuva no BR para a segunda quinzena de dezembro de 2016

 

O volume de chuva acumulado entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2016 foi extremamente elevado em muitas regiões do estado do Rio de Janeiro, no centro, sul e leste de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo. Este episódio de chuva volumosa ocorre exatamente um mês após a chuvarada do feriado prolongado de 15 de dezembro de 2016 causando enchentes, alagamentos e desmoronamentos especialmente na região serrana fluminense.

Não há mais risco de chuva intensa e prolongada sobre a Região Sudeste nesta sexta-feira. O sol volta forte no fim de semana, mas algumas áreas ainda terão pancadas de chuva. O litoral do Espírito Santo poderá ter chuva forte no domingo!

 

Veja como vai ficar o tempo em toda a Região Sudeste nos próximos dias.

 

A meteorologista Josélia Pegorim dá mais detalhes sobre o tempo nos próximos dias e faz alguns alertas. Confira!

 

 

 

Acompanhe o evento de chuva volumosa no Sudeste

 

Perigo de desmoronamento na serra do RJ

 

ES em alerta para muita chuva

 

Situação de Perigo na serra do RJ

 

Belo Horizonte em emergência

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

34°
max

0mm / 0%

Belo Horizonte - MG

18°
min

30°
max

0mm / 0%