Região Sul: Calor e temporais na 1ª semana do ano

01/01/2017 às 13:42
por César Soares

Oferecimento
Semana reserva a passagem de duas frentes frias

A primeira semana do ano de 2017 será com sistemas meteorológicos intensos sobre a Região Sul do país. Há a previsão para a passagem de duas frentes frias que irão provocar chuva forte, em forma de temporais, e alterar a temperatura.

 

Clique na imagem e acompanhe a tendência de chuva para todo o Brasil

 

No mapa de acumulado de chuva é possível ver grandes volumes previstos para o estado do Rio Grande do Sul ao longo dos próximos dias. Isso é efeito da passagem de duas frentes frias que vão organizar o fluxo de umidade na região e fazer com que grandes nuvens se formem, o que acarreta em pancadas de chuva e elevação do volume acumulado.

Antes da passagem dos sistemas de frentes frias, a Região Sul também entrará em pré-frontal, que é aquela situação na qual os ventos mudam de direção e passam a transportar um ar mais quente, sendo assim a temperatura também tende a subir antes das pancadas de chuva.

A elevação da temperatura antes da passagem da frente e a circulação de umidade sobre estas áreas que irão fazer com que grandes nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) se formem, o que incentiva a ocorrência de temporais.