Como fica a chuva no ES e no norte de MG?

03/01/2017 às 12:07
por Angela Ruiz

Atualizado 03/01/2017 às 22:08

Oferecimento
Calor chegou aos 40°C no norte mineiro

Os primeiros dias deste novo ano começaram com um calorão daqueles no Espírito Santo e norte de Minas Gerais. Como previsto pelos meteorologistas da Climatempo, pouca chuva está ocorrendo nestas áreas neste início de 2017. O motivo é um sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) que influencia o estado capixaba e também o norte mineiro e diminui o crescimento de nuvens de chuva. Nestas áreas, o sol aparece mais forte e a temperatura sobe ao longo de todo o dia.

 

Calor de 40°C no norte de MG

Janaúba, cidade do norte de Minas Gerais, foi um dos lugares mais quentes do Brasil nesta terça-feira, 3 de janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40°C! Em muitas outras áreas do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha, a temperatura chegou a aproximadamente 37°C. Vitória teve calor de quase 35°C e Alegre, no sul capixaba, foi a cidade mais quente no Espírito Santo com temperatura de 36,1°C.

 

Nesta quarta-feira, 4, o calorão predomina no norte de Minas Gerais e em todo o estado capixaba. Não chove no norte mineiro. Já no sul do Espírito Santo, existe uma pequena chance de chuva, mas não deve chover na capital Vitória. A pancada de chuva é típica de verão, de forma localizada e pode vir acompanhadas de descargas elétricas.

 

Até sexta-feira (6), não há expectativa para a chegada de frente fria ou aumento da instabilidade sobre as duas regiões. A tendência é de muito calor e pouca chuva sobre o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais. As praias capixabas também conhecidas pelos mineiros serão uma ótima opção de lazer nesta época de férias. O mar está calmo e as ondas devem alcançar no máximo meio metro. O vento predominante é de nordeste.

 

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

22°
min

31°
max

10mm / 67%