Tempo fica mais instável em SP à tarde

03/01/2017 às 21:56
por Josélia Pegorim

Atualizado 04/01/2017 às 11:31

Oferecimento
Risco de temporais continua

Diferente dos últimos dias, todo o estado de São Paulo amanheceu com muitas nuvens. Algumas áreas no norte do estado tiveram chuva fraca a moderada já pela manhã. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia , em Bebedouro choveu cerca de 16 mm entre 1h e 5h. Em Jales, em apenas 1 hora choveu 10,2 mm. Em Barretos chovia de forma fraca moderada por volta das 10h.

 

 

 

A nebulosidade que está sobre o estado é parte de áreas de instabilidade que espalharam ontem sobre o estado de São Paulo. Períodos com sol são esperados para a tarde. No decorrer da tarde, com o calor, as nuvens carregadas se formam trazendo temporais com raios e rajadas de vento. As áreas de chuva se intensificam antes do fim da tarde.

Pode chover forte novamente na tarde e noite de hoje em todas as regiões do estado, mas a chuva ainda não cai de forma generalizada e nem prolongada.

A região da cidade de São Paulo também pode ter chuva forte.

 

Calor

A sensação de calor e de abafamento persiste em todo estado. A noite foi fresca apenas nas cidades serranas. Em Campos do Jordão, a temperatura mínima nesta quarta-feira foi de 13,2°C, uma das menores no país. Na capital, a temperatura mínima foi de 19,0°C, segundo o INEMT.

Nesta terça-feira, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura na capital chegou aos 31,5°C. No interior, as maiores máximas foram de 35,8°C em Lins, Votuporanga e Valparaíso. No litoral, a temperatura chegou aos 31°C na maioria das áreas.

 

Fim do calorão está próximo

 

Mais temporais

O risco de temporais permanece alto em todas as regiões do estado de São Paulo até pelo menos o próximo domingo. Só o ar quente e úmido que continua a predominar sobre São Paulo já será suficiente para gerar as enormes nuvens de tempestade. Mas ainda não há condições para chuva contínua e prolongada. A chuva cai em fortes pancadas e infelizmente não beneficia todas as áreas paulistas.

Para esta quinta-feira, 5 de janeiro, a previsão é que o sol apareça forte por várias horas em todo o estado. As nuvens carregadas vão se formando durante a tarde com o aumento das temperaturas. As fortes pancadas de chuva com raios podem ocorrer durante tarde e à noite, com raios, fortes rajadas de vento, mas não se prolongam por muitas horas.

 

Veja como vai ficar a temperatura na cidade de São Paulo

 

Outra frente fria

Uma nova frente fria está prevista para chegar ao litoral de São Paulo na sexta-feira, 6 de janeiro. Esta frente fria vai aumentar ainda mais a força e a quantidade de eventos de chuva forte no estado de São Paulo na sexta-feira e no primeiro fim de semana de 2017.

 

Muita chuva no Vale do Paraíba

Nuvens carregadas cresceram sobre diversas áreas do estado de São Paulo por causa do forte calor e da umidade no ar elevada. Temporais voltaram a ocorrer na tarde e noite da terça-feira, mas especialmente entre a Grande São Paulo e o sul do estado do Rio De Janeiro.

A chuva voltou a cair com muita força na região de Taubaté, onde o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 59,2 mm apenas entra 17h e 19h. O acumulado de 24h, entre 19h do dia 2 e 19h do dia 3 de janeiro foi de 91,2 mm, uma quantidade muito elevada para o período.

 

Visão do céu de São Paulo no começo da noite de 3/1/17

 

 

 

A chuva veio com ventos fortes e uma rajada alcançou 79 km/h às 18h.

A região de Piracicaba também teve chuva forte com um total de 36mm em 1h e ventos de 71 km/h às 17h.

O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou no período de 3 horas, entre 17h30 e 20h30, cerca de 58 mm em Santa Isabel (Recanto Imperial), 43 mm em Taubaté (Polícia Militar), 45 mm em Guarulhos (Recreio São Jorge), quase 42 mm em Silveiras (E.E. Hildebrando Martins Sodero), 42 mm também em Mairiporã (Vila Nova Juqueri).

 

Imagem de satélite mostrando nuvens muito carregadas cobrindo o Vale do Paraíba, a Grande SP e outras áreas às 18h.

 

Está de férias na praia? Saiba sobre alguns perigos que vêm do mar.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%