Ar quente e úmido no CO

04/01/2017 às 16:19
por Angela Ruiz

Atualizado 05/01/2017 às 12:56

Oferecimento
Verão é a estação da chuva e dos raios?

O ar quente, úmido e abafado predomina em todo o Centro-Oeste do Brasil. Nesta quinta-feira (5), o predomínio será de sol e pancadas de chuva típicas de verão em todo o Centro-Oeste, com destaque para o calorão do Mato Grosso do Sul. Com relação à chuva, o norte do Mato Grosso já amanhece com chuva por causa da presença de áreas de instabilidade. De uma forma geral, por causa da grande disponibilidade de umidade e o forte calor as chuvas continuarão a ocorrer de forma irregular em todo Centro-Oeste acompanhadas de raios.

 

Na sexta-feira (6), áreas de instabilidade associadas a uma frente fria colaboram para o aumento das condições de chuva no sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, muito sol, calor e umidade alta que favorecem as pancadas de chuva à partir da tarde acompanhadas de raios.  

 

 

Verão é estação do ano com maior risco de raios

Os cumulonimbus (Cb, na abreviação usada em Meteorologia), são as nuvens que provocam raios, muitas vezes também com intensas rajadas de vento e chuva forte. Tecnicamente elas podem se formar em qualquer época do ano, em qualquer lugar, mas é durante o verão que é a quantidade destas nuvens é maior.

 

Conheça mais sobre a nuvem que provoca tempestades 

 

Quase todo o Brasil passa a maior parte do verão dentro de massas de ar úmidas e quentes. Calor e muita umidade são os principais ingredientes para a formação das nuvens cumulonimbus ( Cbs). 

 

Como se formam os raios?

 

Como se proteger dos raios