Navegue por uma categoria
Categorias
04/01/2017 às 10:26
por Josélia Pegorim
Tempestade em Porto Alegre
Fortes áreas de instabilidade, associadas a uma frente fria, avançaram do Uruguai para o Rio Grande do Sul no fim da noite da terça-feira e começo da madrugada desta quarta-feira e provocaram grandes temporais.
Os volumes de chuva foram bastante elevados não somente em Porto Alegre, mas também na região metropolitana. Em Viamão, pela medição do CEMADEM - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - , choveu em torno de 110 mm em um período de 3h. Em Porto Alegre, na estação meteorológica do CEMADEM no bairro Partenon, choveu 67 mm entre o começo da madrugada e 3h. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou entre a meia-noite e 3h um volume de 51 mm. Na região do aeroporto Salgado Filho, as rajadas de vento chegaram a 55 km/h logo após a 1h da madrugada. Em Campo Bom, entre 1h e 2h choveu em torno de 16 mm e houve uma rajada de vento de 68 km/h, conforme dados do INMET.
Perigo continua
As nuvens carregadas que provocaram a tempestade na Grande Porto Alegre já foram para o mar. Porém, o risco de novos temporais no decorrer desta quarta-feira é alto por todo o Rio Grande do Sul. A frente fria tecnicamente ainda está sobre o Uruguai e vai avançar efetivamente sobre o estado gaúcho somente nesta próxima quinta-feira, 5 de janeiro. Porém, antes disso, outras áreas de instabilidade podem vir do Uruguai para o Rio Grande do Sul e também se formarem sobre o estado trazendo mais temporais para diversas áreas do estado especialmente no decorrer da tarde e na noite desta quarta-feira.
Além da chuva forte com potencial para alagamentos em áreas urbanas, a chuva deve vir com muitos raios e também com ventos fortes e até granizo.
Esta frente fria é muito importante para o Brasil
Santa Catarina e Paraná também podem ter temporais
Por causa do calor intenso, fortes pancadas de chuva também podem ocorrer nesta quarta-feira sobre Santa Catarina e Paraná, incluindo as capitais, mas a chuva não se prolonga por muitas horas.
Mas população dos três estados da Região Sul deve ficar alerta para temporais também na quinta-feira e na sexta-feira, dias em que a frente fria estará avançando pelo litoral da Região Sul. Há um forte sistema baixa pressão com esta frente fria que aumenta a formação de nuvens de tempestade.
Calor intenso está perto do fim
NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS
por Eduardo Sudbrack Lopes
03/04/21 às 02:00
por Valdeci Sebastião da Silva
03/04/21 às 11:51
por Valdeci Sebastião da Silva
03/04/21 às 11:50
CIDADES RELACIONADAS
24°
min
31°
max
20mm / 67%