Temporais no Sul estão só começando

04/01/2017 às 10:26
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva será volumosa até o fim da semana

Tempestade em Porto Alegre

Fortes áreas de instabilidade, associadas a uma frente fria, avançaram do Uruguai para o Rio Grande do Sul no fim da noite da terça-feira e começo da madrugada desta quarta-feira e provocaram grandes temporais.

Os volumes de chuva foram bastante elevados não somente em Porto Alegre, mas também na região metropolitana. Em Viamão, pela medição do CEMADEM - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - , choveu em torno de 110 mm em um período de 3h. Em Porto Alegre, na estação meteorológica do CEMADEM no bairro Partenon, choveu 67 mm entre o começo da madrugada e 3h. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou entre a meia-noite e 3h um volume de 51 mm. Na região do aeroporto Salgado Filho, as rajadas de vento chegaram a 55 km/h logo após a 1h da madrugada. Em Campo Bom, entre 1h e 2h choveu em torno de 16 mm e houve uma rajada de vento de 68 km/h, conforme dados do INMET.

 

Perigo continua

As nuvens carregadas que provocaram a tempestade na Grande Porto Alegre já foram para o mar. Porém, o risco de novos temporais no decorrer desta quarta-feira é alto por todo o Rio Grande do Sul. A frente fria tecnicamente ainda está sobre o Uruguai e vai avançar efetivamente sobre o estado gaúcho somente nesta próxima quinta-feira, 5 de janeiro. Porém, antes disso, outras áreas de instabilidade podem vir do Uruguai para o Rio Grande do Sul e também se formarem sobre o estado trazendo mais temporais para diversas áreas do estado especialmente no decorrer da tarde e na noite desta quarta-feira.

Além da chuva forte com potencial para alagamentos em áreas urbanas, a chuva deve vir com muitos raios e também com ventos fortes e até granizo.

 

 

 

Esta frente fria é muito importante para o Brasil

 

Santa Catarina e Paraná também podem ter temporais

Por causa do calor intenso, fortes pancadas de chuva também podem ocorrer nesta quarta-feira sobre Santa Catarina e Paraná, incluindo as capitais, mas a chuva não se prolonga por muitas horas.

Mas população dos três estados da Região Sul deve ficar alerta para temporais também na quinta-feira e na sexta-feira, dias em que a frente fria estará avançando pelo litoral da Região Sul. Há um forte sistema baixa pressão com esta frente fria que aumenta a formação de nuvens de tempestade.

 

Calor intenso está perto do fim

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

13°
min

27°
max

5mm / 80%

FASES DA LUA

  • Crescente
    19/07
  • Cheia
    27/07
  • Minguante
    06/07
  • Nova
    12/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03